Abstract:
A história de vida dos docentes permite estabelecer a medida das transformações
sociais e culturais nas vidas singulares e relacioná-las com a evolução dos contextos
de vida profissional e social (Josso, 2007). A prática biográfica, especialmente de
pessoas com deficiência, pode movimentar a gestão universitária na busca da
inclusão. O tema aqui abordado é pesquisar como as histórias de vida de docentes
universitários com deficiência podem mobilizar a gestão universitária inclusiva. Diante
disso, nosso objetivo é compreender como a gestão universitária pode ser mobilizada
através da história de vida de docentes com deficiência, em Universidades
Comunitárias gaúchas. O Problema de pesquisa assim é expresso: como as histórias
de vida de docentes com deficiência nas universidades comunitárias gaúchas
mobilizam a gestão universitária? Nossa metodologia é definida por um estudo
qualitativo exploratório, de caráter transversal, a partir de estudos de caso, com
análise das histórias de vida de docentes universitários com deficiência e com análise
dos relatos de coordenadores de Recursos Humanos. Essa metodologia de pesquisa
caracteriza-se por ser não-estruturada e exploratória. A análise de dados, com
abordagem hermenêutica, e análise de conteúdo baseada em Bardin (1977). Para
fundamentar e discutir os achados, utilizamos Josso (1999), Nóvoa (2000), Lück
(1997), Gadamer (1997), Frankl (1997) entre outros. A história de vida pode refletir
como a sociedade pode multiplicar as formas de exclusão e as estratégias e incertezas
profissionais de estabilidade do emprego. A partir de doze categorias foi ilustrada a
importância da história de vida dos docentes com deficiência, para compreender com
profundidade um caminho para a possível inclusão. Por isso, esta pesquisa comprova
a tese de que a gestão universitária pode ser mobilizada de forma positiva através da
história de vida de docentes com deficiência em Universidades Comunitárias gaúchas.