Abstract:
A presente pesquisa, em nível de mestrado, insere-se na Linha de Pesquisa formação
de professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade La Salle. O problema que move o estudo está planteado
pela pergunta: Quais são as concepções dos professores da rede municipal de
Canoas, RS sobre o Programa Urban95 na perspectiva do desemparedamento da
infância na Educação Infantil? Em decorrência do referido problema, o objetivo geral
constitui-se em: Analisar as contribuições do Programa Urban95 para o
desemparedamento da infância na Educação Infantil, a partir da concepção de
professores da rede pública do município de Canoas, RS. A metodologia, de
abordagem qualitativa, constituiu-se em uma Investigação-Formação-Ação, posto que
os docentes envolvidos estiveram em atitude de aprendizes. Foi oferecido um curso
de extensão gratuito voltado aos professores da Educação Infantil do município de
Canoas, com o intuito de divulgar o Programa Urban95 e suas características na
perspectiva do desemparedamento da infância, em uma ação conjunta entre a
Universidade La Salle e a Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy
Ribeiro, da Rede Municipal de Canoas/RS. A coleta dos dados foi realizada por meio
de uma roda de conversa realizada após o término do curso, com os docentes que
aceitaram participar. A análise do corpus investigativo deu-se por meio da Técnica de
Análise de Conteúdo. Como eixos de análise, elencamos: Contribuições do Programa
Urban95 para o desemparedamento da infância na Educação Infantil; O Programa
Urban95 do município de Canoas, RS, na perspectiva docente. Os resultados
sinalizam que: por tratar-se de uma política ainda recente no contexto brasileiro e,
especialmente no município de Canoas/RS, algumas contribuições estão ainda sendo
compreendidas e/ou exploradas. Contudo, já podemos identificar passos importantes
do município neste sentido, a saber: a) Incentivo à cidadania e ao pensamento crítico
e criativo; b) Valorização da Casa Comum; c) Promoção da pedagogia do cuidado e
do trabalho colaborativo. No que se refere à perspectiva docente, os professores
conheciam pouco o conceito de desemparedamento, apesar de alguns já terem
ouvido falar. Percebiam que lhes faltava fundamentação teórica para compreender
melhor como pedagogicamente inserir este conceito no planejamento. Com relação
ao Programa Urban95, não tinham muita clareza de como ele pode se relacionar com
o seu trabalho pedagógico. O trabalho colaborativo, o papel da Escola Permanente
de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro na formação continuada docente e as
ações propostas e facilitadas pelo Programa Urban95 contribuem para uma mudança
epistemológica no que diz respeito às práticas pedagógicas. Os professores valorizam
momentos de troca, de compartilhamento de aflições e de esperanças, e percebem a
necessidade de uma prática docente ecológica, voltada à sustentabilidade e à
preservação da nossa Casa Comum.