Abstract:
O presente trabalho foi elaborado de acordo com a linha de pesquisa três –
Cultura, Linguagens e Tecnologias na Educação –, em que partimos do problema de
pesquisa sobre como a plataforma de leitura Árvore de Livros se mostrou uma
facilitadora no acesso aos livros e às práticas educativas de incentivo à leitura no
contexto de ensino remoto emergencial no Colégio La Salle Canoas. O objetivo geral
desta escrita é ampliar os estudos relacionados às práticas educativas presentes no
ensino remoto emergencial na educação básica pela abordagem metodológica da
fenomenologia. Para isso, também se fez necessário olhar para as humanidades
digitais, seu desenvolvimento e como contribuem para que a educação básica se
mantivesse presente na vida das crianças, mesmo com as restrições impostas
durante o isolamento social para evitar a disseminação da COVID-19 (2020-2022).
Como resultado da pesquisa realizada, percebe-se a necessidade da divulgação de
trabalhos como esse que evidenciam a existência da disponibilidade de ensino
durante o período citado e as dificuldades de acesso encontradas pelos estudantes,
gerando a queda dos níveis de qualidade de ensino na Educação Básica no Brasil.