Abstract:
A dissertação parte de questionamentos e inquietações cotidianas acerca da
formação cultural de professores e das possibilidades de um olhar ampliado, que
contemple a dimensão socioemocional para o desenvolvimento da profissão. A
dimensão socioemocional é hoje, na era do ensino estruturado e das avaliações
externas de todos os tipos, o maior desafio das relações humanas e do trabalho
pedagógico. A abordagem hermenêutica traz uma revisão de literatura com
diferentes pensadores do campo da educação e está vinculada à linha de
pesquisa culturas, linguagens e tecnologias na educação. O trabalho investiga as
produções de teses e dissertações no Brasil relacionadas à temática da dimensão
socioemocional para professores, a fim de compreender as principais tendências
formativas acerca dos saberes necessários para o desenvolvimento
socioemocional dos educadores frente às demandas relacionais que precisam ser
apreendidas, para não afetar a própria saúde mental. Além disso, o trabalho
analisa os conhecimentos histórico-culturais elaborados acerca dos saberes
necessários à prática educativa e voltados ao desenvolvimento socioemocional de
professores. Partimos das seguintes perguntas: Quais embates circulam em torno
do desenvolvimento socioemocional na formação de professores na atualidade?
Que elementos centrais e saberes estão sendo propostos sobre o
desenvolvimento socioemocional? Os resultados revelam uma diversidade de
abordagens e perspectivas relacionadas ao desenvolvimento socioemocional,
mas, também, identificamos embates significativos em torno do desenvolvimento
socioemocional na formação pedagógica, especialmente em um contexto
controverso como o atual, que preconiza respostas objetivas e técnicas a
problemáticas humanas. Assim, a reificação e a razão técnica estão presentes no
cotidiano do trabalho pedagógico e no convívio escolar, sobrepondo-se aos
conhecimentos socioemocionais. As tendências e ações implementadas para
promover esse desenvolvimento variam amplamente, refletindo a complexidade
da educação socioemocional, cujos aspectos do trabalho instrumentalizado foram
evidenciados pela pandemia. Esses resultados destacam a importância de uma
análise contínua e aprofundada sobre a inclusão da dimensão socioemocional no
trabalho de professores, visando promover um olhar mais humanizador e sensível
aos sujeitos da educação em respeito aos saberes socioemocionais necessários
ao trabalho e atuação profissional.