Abstract:
A presente pesquisa tem por objetivo analisar como acontece o processo de aprendizagem dos
estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, no componente curricular
química, no 2° ano do ensino médio, em uma escola estadual situada em Toledo no estado do
Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, que buscou seus dados por meio de
um questionário que foi aplicado aos estudantes diagnosticados com TDAH, que estão no
ensino médio, de um colégio estadual de Toledo no estado do Paraná. A análise de dados foi
baseada em Bardin (2016), e o apoio teórico-epistemológico se deu dentro dos pressupostos da
aprendizagem significativa de David Ausubel. A pesquisa foi dividida em várias etapas:
mapeamento da literatura disponível em plataformas digitais sobre o problema a ser analisado,
o suporte teórico em que ela se baseou, aplicação prática do questionário aos alunos e
interpretação dos dados coletados. Os resultados encontrados indicaram que nem sempre o
aluno com TDAH é de fato incluído como retrata a lei e a aprendizagem nem sempre é
significativa para este aluno. Frente a essas observações, são necessários estudos que indiquem
como proceder para que a aprendizagem de alunos com TDAH se torne eficaz e significativa
para esses sujeitos.