DSpace Repository

Aprender química: alunos diagnosticados com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Show simple item record

dc.contributor.author Santin, Solane Cristina Felicetti
dc.date.accessioned 2024-06-19T21:34:03Z
dc.date.available 2024-06-19T21:34:03Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation SANTIN, S. C. F. Aprender química: alunos diagnosticados com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2022. 108 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3923
dc.description.abstract A presente pesquisa tem por objetivo analisar como acontece o processo de aprendizagem dos estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, no componente curricular química, no 2° ano do ensino médio, em uma escola estadual situada em Toledo no estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, que buscou seus dados por meio de um questionário que foi aplicado aos estudantes diagnosticados com TDAH, que estão no ensino médio, de um colégio estadual de Toledo no estado do Paraná. A análise de dados foi baseada em Bardin (2016), e o apoio teórico-epistemológico se deu dentro dos pressupostos da aprendizagem significativa de David Ausubel. A pesquisa foi dividida em várias etapas: mapeamento da literatura disponível em plataformas digitais sobre o problema a ser analisado, o suporte teórico em que ela se baseou, aplicação prática do questionário aos alunos e interpretação dos dados coletados. Os resultados encontrados indicaram que nem sempre o aluno com TDAH é de fato incluído como retrata a lei e a aprendizagem nem sempre é significativa para este aluno. Frente a essas observações, são necessários estudos que indiquem como proceder para que a aprendizagem de alunos com TDAH se torne eficaz e significativa para esses sujeitos. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title Aprender química: alunos diagnosticados com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Jung, Hildegard Susana
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account