dc.description.abstract |
O direito à educação está positivado na Constituição da República Federativa do
Brasil e é reafirmado nos demais dispositivos que orientam a ação educativa nas
instituições de ensino. Contudo, a efetividade de tal direito ainda precisa ser garantida,
principalmente quando se trata do público-alvo da Educação Especial, sendo que
estes historicamente são os mais afetados por esta falta de efetividade. Diante do
exposto, a Pesquisa Documental tem como problemática investigativa: Quais são os
contributos dos pressupostos difundidos pela Política Nacional da Educação Especial
na Perspectiva da Educação Inclusiva para a efetividade do direito à educação do
público-alvo da Educação Especial? O corpus investigativo, composto pela Política
Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é analisado
com base nas orientações de André Cellard. No que se refere ao direito à educação
do público-alvo da Educação Especial, fundamentam o estudo dispositivos
internacionais difundidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela
Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura (UNESCO)
bem como os nacionais que regulam a ação educativa. Em relação às Políticas
Públicas Educacionais, os aportes teóricos se fundamentam em Stephen John Ball e
Jefferson Mainardes, entre outros. O estudo se insere na Linha de Pesquisa Gestão,
Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade La Salle, sendo realizado com o financiamento da Universidade La Salle
e do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de
Educação Superior (PROSUC/CAPES). Faz parte da investigação O direito à
Educação de Qualidade: fundamentos e modos de efetivação nos contextos
educacionais, desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Direito à Educação e
Políticas Públicas Educacionais, coordenado pela orientadora dessa dissertação. A
incursão analítica-documental viabilizar identificar que a proposição e o texto da
Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva teve a
influência do ideário da Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação
das necessidades básicas de aprendizagem; da Declaração de Salamanca: Sobre
Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais; da
Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação
contra as Pessoas Portadoras de Deficiência e da Convenção dos direitos das
pessoas com deficiência. Destacam-se como pressupostos centrais e principais
contribuições da referida Política para a efetividade do direito à educação do público-
alvo da Educação Especial: a) o ideário da Educação Inclusiva; b) a proposição da
transversalidade da Educação Especial em todos os níveis, etapas e modalidades da
educação nacional; e, c) a ênfase na oferta obrigatória, pelos sistemas de ensino, do
atendimento educacional especializado ao público-alvo da Educação Especial e a
formação de professores para atuarem em tal atendimento. Almejamos que os
resultados do estudo possam contribuir para o avanço das reflexões acadêmico-
científicas acerca do campo de estudos das Políticas Educacionais e do direito à
educação do público-alvo da Educação Especial. |
pt_BR |