Abstract:
A fase de escolarização inicial, traz a alfabetização como principal objetivo e, apesar
desse processo ser amplamente debatido, os índices trazidos nas avaliações
externas mostram-nos que ainda estamos muito distantes do desejado. Esta
pesquisa-ação-formação caracterizou-se por uma ação conjunta de reflexão sobre a
prática pedagógica com os professores alfabetizadores do 1º ano do Ensino
Fundamental da Rede Municipal de Canoas, através de uma proposta de Formação
Continuada entre Unilasalle e Escola de Formação de Professores Darcy Ribeiro. O
problema de investigação consistiu em: Quais as contribuições das práticas
educativas lúdicas para a aprendizagem significativa no primeiro ano do Ensino
Fundamental na concepção de professores da Rede Municipal de Canoas/RS? O
campo empírico são as docentes alfabetizadoras da Rede Municipal de Canoas, por
meio da Escola de Formação de Professores Darcy Ribeiro, gerenciada pela
mantenedora Secretaria Municipal de Educação de Canoas/RS. O objetivo geral do
projeto de pesquisa é: Analisar as contribuições das práticas lúdicas para a
aprendizagem significativa no Primeiro ano do Ensino Fundamental. Participaram do
estudo a professora pesquisadora e professoras alfabetizadoras do 1º ano do Ensino
Fundamental da Rede Municipal de Educação de Canoas que atuam com
estudantes na faixa etária entre 6 e 7 anos. O instrumento de coleta de dados foi
através de rodas de conversa e google forms. Os dados foram analisados por meio
da Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), aos quais dividimos em
possibilidades e limites das práticas lúdicas na alfabetização. Os resultados do
estudo contribuíram para qualificar a prática docente e, assim, favorecer a
aprendizagem significativa das crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental da
Rede.