Abstract:
A referida dissertação aborda sobre o tema Educação de Jovens e Adultos, contemplando o
Sistema Eletrônico de Avaliação, para realização do Exame Supletivo Eletrônico promovido
pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do estado do Amazonas. O estudo
está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em Mestrado em Educação, da Universidade La Salle. Enquanto
objetivo geral busca analisar a contribuição pessoal/profissional da Educação de Jovens e
Adultos no formato Supletivo Eletrônico, através do processo de aplicação dos exames para
certificação da educação básica. Este interesse de estudo oportuna responder ao problema de
pesquisa: Como o processo da certificação do SEA incide para a contribuição
pessoal/profissional dos candidatos participantes dos exames?. Para sua metodologia optamos
pela pesquisa-formação, no entendimento que o relato de experiências da pesquisadora
contribui significativamente nas análises e na proposição de ações colaborativas ao Supletivo
Eletrônico. Quanto à natureza da pesquisa, caracteriza-se como aplicada, e diante de seus
objetivos está sob o caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa. Acrescentamos
sobre a realização de uma revisão de literatura, concernente à pesquisa e devidamente
atualizada. Os resultados da pesquisa evidenciam sete vetores a serem tratados a partir da
revisão: Formação docente para EJA e Formação continuada; Abandono e Evasão escolar na
EJA; A BNCC desconsidera o específico para uma EJA que qualifique profissionalmente;
Contribuições Freireanas para potencializar a EJA; A EJA muda de nomes mas continua
resistente à pedagogia emancipatória; Descontinuidade de políticas públicas para EJA; A EJA
contribui precariamente para a construção de competências pessoal/profissional. Assim, diante
do exposto, consideramos a importância de ações de políticas públicas contínuas, que prezam
pelo real acompanhamento do estudante, do candidato, da pessoa jovem e adulta, garantindo a
partir dos processos educacionais ao qual participam, o seu desenvolvimento para
competências pessoal/profissional. Constatamos ainda que, independente dessa tomada de
ações por instâncias superiores, a Secretaria de Educação do Amazonas, com sua autonomia e
na responsabilidade pelo Sistema Eletrônico de Avaliação, pode difundir ações dentro de seu
domínio, que colaborem para engrandecer o potencial do programa, valorizando as
necessidades do público jovem e adulto