Abstract:
Os processos de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de competências são uma
exigência do sistema normativo brasileiro e, simultaneamente, um desafio para professores que
ensinam Matemática, especialmente nos anos iniciais. Esta tese tem como objetivo geral
analisar as configurações das competências-chave de professoras que lecionam Matemática no
3º ano do Ensino Fundamental, participantes de um ciclo formativo baseado no modelo de
Competências e Conhecimentos Didático-Matemáticos bem como suas implicações na
aprendizagem dos estudantes. O estudo foi desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa
Culturas, linguagens e tecnologias na educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade La Salle – Unilasalle –, e sob um paradigma emergente-pragmatista, com
delineamento descritivo-interpretativo e abordagem mista. Participaram duas professoras do 3º
ano do Ensino Fundamental do município de Canoas-RS, pertencentes ao grupo intervenção,
além de estudantes do grupo controle e intervenção. A análise quantitativa foi realizada por
meio do teste t de Student, aplicado nas fases de pré-teste e pós-teste, para avaliar o desempenho
dos estudantes na resolução de situações-problema. A análise qualitativa foi conduzida antes e
durante o ciclo formativo, utilizando a Análise Textual Discursiva com categorias a priori
baseadas nos Critérios de Adequação Didática e nas competências Matemática e de Análise e
Intervenção Didática, conforme o modelo de Competências e Conhecimentos DidáticoMatemáticos da Abordagem Ontossemiótica do Conhecimento e Instrução Matemática. Os
resultados dessas análises foram triangulados com as normativas da Base Nacional Comum
Curricular e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação
Básica. Os resultados revelaram que, embora ambos os grupos de alunos tenham apresentado
avanços na aprendizagem entre os pré e pós-testes, os estudantes, cujas professoras participaram
do ciclo formativo, obtiveram desempenho superior no pós-teste. Identificou-se um aumento
significativo nas competências-chave das professoras participantes, com destaque para a
Competência de Análise e Intervenção Didática. Essas docentes passaram a incorporar, em suas
práticas pedagógicas, elementos como a representatividade dos objetos matemáticos, os
conhecimentos prévios dos alunos e o uso de recursos manipulativos, como o ábaco e o material
dourado, para estimular diferentes procedimentos e representações matemáticas. Houve
avanços na promoção de interações entre professor e aluno e entre os próprios alunos,
fortalecendo a autonomia e promovendo tanto a alfabetização quanto a alfabetização
matemática dos estudantes. Conclui-se que o ciclo formativo, baseado no modelo de
Competências e Conhecimentos Didático-Matemáticos, contribuiu para o aprimoramento das
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competências de Análise e Intervenção Didática e Competência Matemática das professoras
participantes. Esse progresso foi evidenciado tanto nas práticas pedagógicas quanto nos
resultados obtidos pelos estudantes. Como perspectivas futuras, propõe-se a realização de
pesquisas conjuntamente com Secretarias de Educação, bem como redesenhar a formação para
abordar as competências menos desenvolvidas, ampliando sua aplicação em programas de
formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino
Fundamental.