Abstract:
Este estudo visa compreender os pressupostos norteadores do modelo de Gestão
Integrada da Educação Avançada, adotado pela Secretaria Municipal de Educação
de Manaus, refletindo sobre as perspectivas e os desafios da utilização desse
modelo na ação gestora de um Centro Municipal de Educação Infantil situado neste
município. O interesse dessa pesquisa surgiu a partir das experiências profissionais
da pesquisadora, que desde 2006 atua como professora de educação infantil e
desde 2011 como coordenadora pedagógica de uma escola de educação infantil, e
dentre suas atividades laborais encontra-se a execução e acompanhamento das
atividades e dos processos estabelecidos pela GIDE. Nesse sentido, a presente
pesquisa documental focaliza as perspectivas e os desafios da utilização da GIDEavançada na ação gestora. O referencial teórico está fundamentado nos
pressupostos teóricos de Lück sobre a gestão escolar democrática. O corpus
investigativo, está composto por documentos da Secretaria Municipal de Educação
de Manaus, Projeto Político Pedagógico, Currículo Escolar Municipal e Regimento
Geral das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Manaus. O estudo está
inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa
de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Os dados coletados
foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais
resultados da pesquisa foram: a) a GIDE-Avançada é um modelo de gestão gerencial
de empresas, adaptado para a gestão escolar, que usa princípios próprios de
modelos de produção racionalizados buscando maximizar resultados de
aprendizagem e minimizar os custos; b) implantado em 2014 no município de
Manaus, o modelo de gestão da GIDE-Avançada carece de princípios democráticos
e participativos, e valorização dos servidores públicos da CMEI Professora Aríete
Gaio de Souza Oliveira; c) a importância da formação e capacitação de gestores e
educadores para poderem atuar em conformidade com os princípios desse modelo
de gestão, d) a criação de políticas públicas que fomentem esse modelo de gestão
nas escolas municipais de Manaus de forma democrática e participativa.