Abstract:
O presente trabalho que tem como tema o Programa de Residência Pedagógica e
seus contributos para a formação inicial do professor de Língua Portuguesa aborda o
Programa de Residência Pedagógica (PRP) implementado pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o objetivo de fomentar
projetos nos Cursos de Licenciatura para colocar os residentes em contato com a
escola e reduzir a dicotomia teoria e prática. A pesquisa, de abordagem qualitativa,
está vinculada ao Mestrado em Educação da Universidade La Salle e à linha de
pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, tratando-se de um
estudo de caso realizado em uma escola pública localizada em Manaus, com um
grupo de ex- residentes do curso de licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e sua
preceptora. Tem como objetivo geral investigar os contributos do Programa de
Residência Pedagógica para a formação inicial do futuro professor de Língua
Portuguesa, a partir do entendimento de residentes que participaram do Subprojeto
numa escola pública de Manaus. Os dados foram coletados por meio de questionários
com os residentes participantes, da análise do diário de campo da preceptora e
demais documentos relativos ao PRP. O referencial teórico considerou a legislação
relativa à formação de professores e ao PRP, bem como pesquisas recentes
referentes ao tema e autores que tratam da formação de professores. Por fim, os
dados foram analisados a partir do método de análise de conteúdo. Os resultados da
pesquisa demonstram que a imersão na escola possibilitou a integração entre
universidade e a escola-campo, viabilizando a articulação da teoria e da prática na
realidade da escolar, proporcionando aos ex-residentes o processo de formação
docente e o desenvolvimento da práxis pelos participantes, além de contribuir com a
prática docente da preceptora. Além disso, a pesquisa identificou elementos
relevantes que podem contribuir para uma perspectiva inovadora de ensino e de
aprendizagem de Língua Portuguesa com a gramática contextualizada, as
metodologias ativas e a interação dialógica na sala de aula.