Abstract:
Em 2019/2020 com a chegada da pandemia da COVID-19 ao mundo e seus impactos
nas distintas áreas, incluindo a educação, tornou-se ainda mais relevante pesquisas
no campo da educação. Diante desse quadro de adoecimentos, angústias e medos
provocados pela insegurança do agente coronavírus em todo o mundo, a saúde
mental tem sido um tema oportuno e se faz desejada nos mais distintos âmbitos da
sociedade. Analisar a Gestão Escolar, juntamente com os demais membros da
comunidade, poderá fortalecer os aspectos da própria gestão como também as
relações entre ensino e aprendizagem. Diante dessa reflexão, com o olhar da
psicologia humanista a presente pesquisa objetivou analisar os possíveis impactos
da COVID-19 na saúde mental das/os gestoras/es das 24 escolas da rede pública
municipal de Sapucaia do Sul, sob o viés da logoterapia. Tem como questão
problema: Quais foram os impactos da COVID-19 na saúde mental das/os
gestoras/es das 24 escolas públicas municipais de Sapucaia do Sul, cidade da região
metropolitana de Porto Alegre/RS, também, quais foram as estratégias utilizadas por
estas/es gestoras/es durante a pandemia? Metodologicamente trabalhamos de
forma qualitativa em formato estudo de caso, com os objetivos específicos: a)
Contextualizar gestão educacional, pandemia e logoterapia no cenário pandêmico; b)
Analisar as possíveis dificuldades e ou sofrimentos encontrados pelas/os gestoras/es
no planejamento, organização e liderança para com as/os profissionais da educação;
c) Identificar quais foram as estratégias adotadas pelas/os gestoras/es para realizar a
gestão de suas equipes e suas demandas emocionais, bem como, das/os
trabalhadoras/es em educação. Como instrumentos para coleta de dados aplicamos
um questionário on-line via plataforma Google Formulários e posteriormente
realizamos o Grupo Focal para fins de análise de conteúdo em Bardin (2016). Para
embasamento teórico nos ancoramos em: Frankl (1997), Fossatti (2013), Luck
(2015) e Libâneo (2004) entre outros, além de estudos científicos atuais que
corresponderam à temática da pesquisa. Os resultados indicam que as/os
profissionais que atuam na gestão escolar precisaram tomar decisões sobre suas
próprias demandas profissionais e emocionais, além de direcionar a atuação
trabalhista de outras/os que estavam sob suas gestões. Realizar a gestão durante a
pandemia da COVID-19 foi também contingente de demandas que estavam para além
das rotinas laborais, ou seja, de ordem psíquica, tendo em vista que o ambiente
público e privado estavam fusionados. Para isso, as/os gestoras/es buscaram
estratégias para enfrentar as adversidades desconhecidas, assumindo
responsabilidades e tomando decisões sobre si e sobre as/os outras/os. Ainda,
ressaltamos que houve impactos da COVID-19 na saúde mental das/os gestoras/es e
comunidade escolar, haja vista que todas/os estavam sob a iminência da morte.
Evidenciamos a necessidade da instauração de políticas públicas que garantam
manutenção da saúde mental às/aos trabalhadoras/es em educação em um período
pós pandemia.