Abstract:
Este trabalho tem o objetivo geral de investigar a importância do desenvolvimento das
competências socioemocionais para a formação do policial civil e militar do Amazonas,
a partir de uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros e trabalhos científicos sobre
o assunto. O tema se insere na Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias
na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle.
A metodologia de estudo se fundamenta em uma análise documental e bibliográfica,
feita em livros e artigos científicos sobre o tema competência socioemocional. Além
disso, este estudo se propôs a analisar a matriz curricular dos cursos de formação da
Polícia Civil do Amazonas e da Polícia Militar do Amazonas para identificar se essas
instituições realizam alguma abordagem direcionada ao desenvolvimento das
capacidades socioemotivas dos policiais, que, por exercerem uma atividade de risco,
necessitam ter um preparo emocional adequado para enfrentarem situações de
violência, tragédia e até mesmo a convivência com o risco de morte. Dentro desse
contexto, este trabalho realizou uma abordagem teórica sobre o papel do processo
educacional para a formação da personalidade do policial no aspecto ético e
humanístico. O resultado obtido apresenta a importância de um processo educativo
direcionado para o desenvolvimento emocional dos profissionais de segurança pública,
que precisam aprender a ter controle sobre suas próprias emoções para não
apresentarem comportamentos inadequados, que podem resultar até mesmo na perda
de vidas de pessoas inocentes ou na perda da vida dos próprios policiais, que hoje
estão mais vulneráveis a sofrer sequelas psicológicas, em virtude dos deletérios
inerentes ao exercício da função.