DSpace Repository

Contributos das avaliações realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) para a revisão das estratégias de gestão relativas à fidelização dos estudantes do curso de pedagogia na modalidade a distância

Show simple item record

dc.contributor.author Teixeira, Carla Janaína Silveira
dc.date.accessioned 2025-07-10T22:54:06Z
dc.date.available 2025-07-10T22:54:06Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4225
dc.description.abstract A evasão nos cursos de graduação refere-se à saída de estudantes que iniciam, mas não concluem seus estudos. Trata-se de um fenômeno complexo, decorrente da não concretização de expectativas e influenciado por múltiplos fatores socioeconômicos, políticos, culturais e educacionais, que impactam tanto os alunos quanto às instituições de ensino superior. O Censo da Educação Superior de 2023 apontou um crescimento de 167,5% nas vagas de cursos de graduação a distância, entre 2018 e 2023. Atualmente, 66% dos ingressantes optam por essa modalidade. Nas licenciaturas, 81% dos estudantes estão no ensino a distância, com o curso de Pedagogia concentrando 53,6% das matrículas. Diante desse cenário, a gestão estratégica é fundamental para fidelizar alunos e melhorar a eficácia institucional, por meio de metas e objetivos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) estabeleceu a Comissão Própria de Avaliação (CPA), em todas as Instituições de Ensino Superior (IES), com objetivo de regular a qualidade e promover melhorias contínuas. Nesse sentido, esta Pesquisa, de caráter Documental, teve como problema de investigação: “Quais são os contributos da avaliação institucional realizada pela CPA da IES pesquisada, para a revisão das estratégias de gestão relativas à fidelização dos estudantes do curso de Pedagogia, na modalidade EaD?” Definiu-se como objetivo geral: avaliar os contributos da avaliação institucional realizada pela CPA, de uma IES da Região Metropolitana de Porto Alegre, para a revisão das estratégias de gestão relativas à fidelização dos estudantes do curso de Pedagogia, na modalidade a distância (EaD). O corpus investigativo é composto pelo Relatório de Autoavaliação Institucional referente ao triênio 2021-2023, elaborado pela CPA da IES investigada, bem como por dados estatísticos do Censo da Educação Superior, disponibilizados pelo INEP. A análise foi fundamentada nas orientações de Cellard sobre análise documental, considerando critérios, como: contexto, autoria, autenticidade, natureza, conceitos-chave e lógica interna do texto. Os documentos foram selecionados com base na sua pertinência à problemática da pesquisa e na relevância para os objetivos definidos. Além disso, a pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, com financiamento da própria universidade e do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC/CAPES). Os resultados evidenciam a importância de ampliar as discussões sobre o uso efetivo dos relatórios da CPA no processo de gestão acadêmica, indicando que sua aplicação pode colaborar, significativamente, para a melhoria da qualidade institucional e para o desenvolvimento de estratégias de permanência estudantil. Como contribuição teórica, o estudo fortalece o entendimento da inter-relação entre avaliação institucional e gestão estratégica, especialmente no campo da educação a distância. Do ponto de vista prático, oferece subsídios relevantes para que as IES desenvolvam ações mais assertivas de retenção e fidelização dos alunos. A relevância do estudo se manifesta tanto no cenário da educação superior, diante da crescente expansão dos cursos EaD, quanto na gestão das IES, que enfrentam o desafio constante de promover qualidade, inclusão e permanência dos estudantes, até a conclusão dos cursos. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Comissão Própria de Avaliação (CPA) pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Gestão estratégica pt_BR
dc.subject Fidelização de alunos pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.title Contributos das avaliações realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) para a revisão das estratégias de gestão relativas à fidelização dos estudantes do curso de pedagogia na modalidade a distância pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Menegat, Jardelino
dc.contributor.advisor2 Halmenschlager, Graziele


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account