DSpace Repository

A experiência e a palavra dos adolescentes haitianos na escola pública em Canoas/RS: uma perspectiva intercultural de compreensão

Show simple item record

dc.contributor.author Lopes, Milena Ribeiro
dc.date.accessioned 2025-08-08T16:39:00Z
dc.date.available 2025-08-08T16:39:00Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4415
dc.description.abstract Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGEDU/UNILASALLE). A proposta teve como objetivo responder de que modo vem se dando, na perspectiva dos alunos haitianos, a experiência educacional - potencialmente intercultural - desencadeada pelo processo migratório em escolas públicas de Canoas/RS, no bairro Guajuviras, e como ela impacta os processos de inclusão e exclusão social no âmbito da educação. Além disso, busca-se aprofundar os estudos sobre experiências interculturais decorrentes da imigração contemporânea. Para iniciar o estudo da temática, foi realizado um levantamento de pesquisas sobre a interculturalidade na perspectiva educacional, os processos migratórios, de refúgio e deslocamentos, bem como os desafios psicossociais relacionados a esses contextos e à história da imigração haitiana para o Brasil. Será apresentado, também, o percurso realizado na busca de referencial teórico que fundamenta a discussão e contribui para a produção de ideias que dialoguem com as questões da imigração, educação, interculturalidade e direitos humanos. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, de natureza eminentemente qualitativa e epistemologicamente fundamentada na hermenêutica. O estudo envolveu grupos de discussão com adolescentes haitianos matriculados em escolas municipais de Canoas/RS, além de uma entrevista semiestruturada com seus responsáveis. A análise do material discursivo foi conduzida por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Imigração pt_BR
dc.subject Interculturalidade pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.title A experiência e a palavra dos adolescentes haitianos na escola pública em Canoas/RS: uma perspectiva intercultural de compreensão pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Ratto, Cleber Gibbon
dc.contributor.advisor2 Habowski , Adilson Cristiano


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account