O tema da presente dissertação versa sobre formação pessoal do educador pela via corporal,
uma inovação pedagógica, como uma alternativa a mais em sua preparação profissional.
Através de participação ativa, percebemos a importância desta formação como complemento
à formação teórica, sendo importante para a prática pedagógica do educador. O objetivo foi
buscar a relevância da formação pessoal pela via corporal, através de pesquisa qualitativa do
tipo etnográfico, com fundamentação na vertente da Psicomotricidade Relacional sob o viés
da formação pessoal pela via corporal, vertente essa inovadora dentro dos conceitos
pedagógicos e, também, a relevância de uma formação acadêmica construída com base na
vivência, através do corpo-próprio em atividades lúdicas e de sensibilização que ultrapassam
os projetos curriculares das licenciaturas que são as relações pedagógicas, por meio do
autoconhecimento de nossas possibilidades e limitações enquanto ser humano para que assim
possamos entender as decisões e reações de nossos alunos e, acima de tudo, poder analisá-las
e interpretá-las.
The theme of this dissertation is about training staff educator through body, as a resource to more professional in their preparation. Through my active participation realized the importance of this training in addition to training for the important theoretical and practical training with children. The objective was to get through the type of qualitative research in the ethnographic-based Relational Psicomotricidade part of the bias in the body through staff training, innovative element within the educational concepts, and also the relevance of an academic education built on experience through body-esteem through recreational activities
and awareness projects that go beyond the curriculum of graduates who are teaching through the relationship of self to our potential and limitations so that we can understand the decisions and reactions of our students and, above all, power analyze them and interpret them.