DSpace Repository

A formação pessoal do educador pela via corporal: uma inovação pedagógica

Show simple item record

dc.contributor.author Kurylak, Edson Luís
dc.date.accessioned 2016-10-19T23:17:04Z
dc.date.available 2016-10-19T23:17:04Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/572
dc.description.abstract O tema da presente dissertação versa sobre formação pessoal do educador pela via corporal, uma inovação pedagógica, como uma alternativa a mais em sua preparação profissional. Através de participação ativa, percebemos a importância desta formação como complemento à formação teórica, sendo importante para a prática pedagógica do educador. O objetivo foi buscar a relevância da formação pessoal pela via corporal, através de pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, com fundamentação na vertente da Psicomotricidade Relacional sob o viés da formação pessoal pela via corporal, vertente essa inovadora dentro dos conceitos pedagógicos e, também, a relevância de uma formação acadêmica construída com base na vivência, através do corpo-próprio em atividades lúdicas e de sensibilização que ultrapassam os projetos curriculares das licenciaturas que são as relações pedagógicas, por meio do autoconhecimento de nossas possibilidades e limitações enquanto ser humano para que assim possamos entender as decisões e reações de nossos alunos e, acima de tudo, poder analisá-las e interpretá-las. pt_BR
dc.description.abstract The theme of this dissertation is about training staff educator through body, as a resource to more professional in their preparation. Through my active participation realized the importance of this training in addition to training for the important theoretical and practical training with children. The objective was to get through the type of qualitative research in the ethnographic-based Relational Psicomotricidade part of the bias in the body through staff training, innovative element within the educational concepts, and also the relevance of an academic education built on experience through body-esteem through recreational activities and awareness projects that go beyond the curriculum of graduates who are teaching through the relationship of self to our potential and limitations so that we can understand the decisions and reactions of our students and, above all, power analyze them and interpret them. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Formação Pessoal pt_BR
dc.subject Psicomotricidade relacional pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.title A formação pessoal do educador pela via corporal: uma inovação pedagógica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Kronbauer, Luis Gilberto pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account