A pesquisa tem como temática investigativa a gestão escolar e os princípios das boas
práticas. Está ligada à linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do programa
de Pós-graduação em educação do Centro Universitário La Salle. Tem por objetivo
identificar e analisar os princípios das boas práticas em gestão escolar desenvolvidas em uma
escola municipal de ensino fundamental da região metropolitana de Porto Alegre. A
investigação é do tipo Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Os participantes da
pesquisa são equipe gestora, professores, funcionários, familiares, alunos e comunidade
externa. Para a coleta de dados são utilizados o diário de campo, relatos de experiências,
documentos, recortes de notícias e diálogos em grupos com roteiro, os quais são analisados
com base na Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). O referencial teórico desta
dissertação está apoiado em Lück (2011; 2013a, 2013b, 2013c, 2014a), Libâneo (2013), Paro
(2000, 2012, 2016), Freire e Horton (2003). A partir da análise e discussão dos dados, a
pesquisa resultou nas seguintes categorias para as boas práticas de gestão escolar: o princípio
da participação é sustentado pela gestão democrática pela associação em torno de uma
missão e benefícios na solução de problemas. O princípio dos projetos pautado na
possibilidade de ação coletiva, resposta a uma necessidade, fazer pedagógico contínuo e
apoio externo. Por fim, o princípio das parcerias consumado na construção dos professores,
universidade produtora de práticas e teorias e colaboradores de uma escola sustentável. A
conclusão é que a escola é promotora de boas práticas de gestão considerando o trinômio
participação-projetos-parcerias. Cria-se um elo interinstitucional com vistas à promoção da
comunidade e das pessoas.
Palavras-chave: Gestão Escolar; Boas Práticas de Gestão; Educação Básica; Administração
de Unidades Educativas.
The research has as investigative theme the principles of the good practices of school
management developed in a public school of basic education located in the metropolitan
region of Porto Alegre. The investigation is of the Case Study type with a qualitative
approach. The research participants are teachers, students, employees (technicians and
services), family members, a society representative and the management team. For the data
collection, the field diary, experience reports, documents, news retellings and semistructured
dialogues are used, which will be analyzed based on the Bardin Content Analysis
Technique (2016). The theoretical basis of this dissertation is supported by Lück (2011,
2013a, 2013b, 2013c, 2014a), Libâneo (2013), Paro (2000, 2012, 2016), Freire and Horton
(2003). Based on the analysis and discussion of the data, the research resulted in the
following categories for good school management practices: the principle of participation is
sustained by democratic management by the association around a mission and benefits in
problem solving. The principle of the projects based on the possibility of collective action,
response to a need, continuous pedagogical and external support. Finally, the principle of
partnerships consummated in the formation of teachers, a university that produces practices
and theories and collaborators of a sustainable school. The conclusion is that the school is
promoter of good management practices considering the trinomial participation-projectspartnerships.
An inter-institutional link is created to promote community and people.