DSpace Repository

Princípios de boas práticas de gestão escolar a partir de uma escola da região metropolitana de Porto Alegre

Show simple item record

dc.contributor.author Müller, Alcione pt_BR
dc.date.accessioned 2017-08-10T18:48:22Z
dc.date.available 2017-08-10T18:48:22Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/725
dc.description.abstract A pesquisa tem como temática investigativa a gestão escolar e os princípios das boas práticas. Está ligada à linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do programa de Pós-graduação em educação do Centro Universitário La Salle. Tem por objetivo identificar e analisar os princípios das boas práticas em gestão escolar desenvolvidas em uma escola municipal de ensino fundamental da região metropolitana de Porto Alegre. A investigação é do tipo Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa são equipe gestora, professores, funcionários, familiares, alunos e comunidade externa. Para a coleta de dados são utilizados o diário de campo, relatos de experiências, documentos, recortes de notícias e diálogos em grupos com roteiro, os quais são analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). O referencial teórico desta dissertação está apoiado em Lück (2011; 2013a, 2013b, 2013c, 2014a), Libâneo (2013), Paro (2000, 2012, 2016), Freire e Horton (2003). A partir da análise e discussão dos dados, a pesquisa resultou nas seguintes categorias para as boas práticas de gestão escolar: o princípio da participação é sustentado pela gestão democrática pela associação em torno de uma missão e benefícios na solução de problemas. O princípio dos projetos pautado na possibilidade de ação coletiva, resposta a uma necessidade, fazer pedagógico contínuo e apoio externo. Por fim, o princípio das parcerias consumado na construção dos professores, universidade produtora de práticas e teorias e colaboradores de uma escola sustentável. A conclusão é que a escola é promotora de boas práticas de gestão considerando o trinômio participação-projetos-parcerias. Cria-se um elo interinstitucional com vistas à promoção da comunidade e das pessoas. Palavras-chave: Gestão Escolar; Boas Práticas de Gestão; Educação Básica; Administração de Unidades Educativas. pt_BR
dc.description.abstract The research has as investigative theme the principles of the good practices of school management developed in a public school of basic education located in the metropolitan region of Porto Alegre. The investigation is of the Case Study type with a qualitative approach. The research participants are teachers, students, employees (technicians and services), family members, a society representative and the management team. For the data collection, the field diary, experience reports, documents, news retellings and semistructured dialogues are used, which will be analyzed based on the Bardin Content Analysis Technique (2016). The theoretical basis of this dissertation is supported by Lück (2011, 2013a, 2013b, 2013c, 2014a), Libâneo (2013), Paro (2000, 2012, 2016), Freire and Horton (2003). Based on the analysis and discussion of the data, the research resulted in the following categories for good school management practices: the principle of participation is sustained by democratic management by the association around a mission and benefits in problem solving. The principle of the projects based on the possibility of collective action, response to a need, continuous pedagogical and external support. Finally, the principle of partnerships consummated in the formation of teachers, a university that produces practices and theories and collaborators of a sustainable school. The conclusion is that the school is promoter of good management practices considering the trinomial participation-projectspartnerships. An inter-institutional link is created to promote community and people. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitario La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.subject Boas Práticas de Gestão pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Administração de Unidades Educativas pt_BR
dc.title Princípios de boas práticas de gestão escolar a partir de uma escola da região metropolitana de Porto Alegre pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Fossatti, Paulo pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account