A presente dissertação faz parte do Projeto Biblioteca Viva: um espaço de apoio ao processo
de ensino e aprendizagem inserido na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e
Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle
de Canoas-RS. O estudo objetivou investigar se diferentes estratégias didáticas baseadas nas
quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever –, podem contribuir para a melhoria do
processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa no 6º ano do Ensino Fundamental. A
pesquisa que fundamenta esta dissertação caracteriza-se por um estudo de caso, de caráter
exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Após a realização do pré-teste, estratégias
didáticas foram elaboradas e desenvolvidas em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental
de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Desenvolvidas as estratégias didáticas usando
música, filmes, jogos, dramatização, entre outras atividades envolvidas da contação da
história da A Branca de Neve e os Sete Anões, aplicou-se o pós-teste. A análise realizada no
pré-teste, pós-teste e no “corpus” constituído dos relatórios realizados em cada aula
evidenciaram que diferentes estratégias didáticas usadas no ensino da língua inglesa podem
contribuir para a melhoria não somente do processo de aprendizagem dos alunos, mas
também do processo de ensino da mesma. Isto ficou evidente na participação dos alunos nas
atividades, na interação entre professor e alunos, entre alunos e seus pares, e principalmente
nos resultados apontados no pós-teste. Neste sentido, sinaliza-se a necessidade de uma prática
docente voltada a contemplar diferentes estratégias didáticas a serem utilizadas no processo
de ensino e aprendizagem.
This dissertation is part of the Living Library Project: a space for supporting the teaching and
learning process in the Teacher Training, Educational Theories and Practices line of research
in the Graduate Program in Education at Lasalle University – Canoas-RS. This study aims to
investigate whether different teaching strategies based on the four skills of listening, speaking,
reading and writing, can contribute to the improvement of the process of teaching and
learning the English language in the 6th year of Elementary Education. The research for this
dissertation is based on a case study of a descriptive exploratory nature, which used a
qualitative approach. After applying a pre-test, teaching strategies were elaborated and
developed in a 6th year Elementary School class in a public school in Rio Grande do Sul.
After developing the teaching strategies using music, movies, games and dramatization,
among other activities involved in storytelling Snow White and the Seven Dwarfs, we applied
the post-test. The analysis of the pre-test, post-test and the corpus built from the reports
produced in each class confirmed that different teaching strategies used in English language
teaching can contribute to an improvement not only in the learning process in students, but
also the teaching process. This was clear in the student participation in the activities, the
interaction between the teacher and students, between the students and their peers, and mainly
in the results presented in the post-test. In this sense, we highlight the need for teaching
practices aimed at contemplating different teaching strategies to be used in the teaching and
learning process.