A presente dissertação trata da análise das práticas docentes via princípios
metodológicos da pesquisa-ação. O trabalho foi desenvolvido durante o processo de
formação continuada de professores em serviço em uma das escolas da Sociedade
Caritativa e Literária São Francisco de Assis - SCALIFRA-ZN. A pesquisa investigou
as práticas docentes a partir dos princípios metodológicos da pesquisa-ação,
desenvolvidos no processo de formação continuada do Colégio Franciscano
Sant´Anna, analisando sua contribuição para a qualificação da práxis na formação
do professor. A investigação é de cunho metodológico qualitativo, amparada nos
princípios da pesquisa-ação. Os sujeitos participantes do trabalho são professores
dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As bases teóricas do
estudo apoiam-se em autores como Nóvoa (2009), Thiollent (2011), Pimenta (2011),
Imbernón (2012), Franco (2012) dentre outros. Os dados foram produzidos,
utilizando diferentes instrumentos e estratégias, tais como: questionário,
observações, registros dos próprios participantes e avaliação. A análise dos dados
deu-se por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011). O estudo
apontou a importância da parceria colaborativa entre gestor pedagógico e professor;
do assessoramento pedagógico como rotina sistemática de acompanhamento
individual e coletivo; a socialização de experiências pedagógicas; a análise
partilhada das práticas e a criação da cultura da avaliação na escola. Os professores
participantes da pesquisa elencaram a ação reflexiva como estratégia de inovação
pedagógica. Destacaram a importância de uma formação continuada do cotidiano,
com ações pró-ativas no contexto escolar. O uso do referencial da pesquisa-ação,
utilizada com os professores nas reuniões de formação continuada em serviço,
proporcionou mudanças, principalmente, nos aspectos da gestão escolar e no
repensar as formas e estratégias com que são ofertadas e discorridas as práticas de
formação continuada no espaço da escola.
This thesis deals with the analysis of the teaching practices carried out by the
methodological principles of action research. The study was conducted during the
process of continuing education in service teachers of the schools of the Charitable
Society and Literary Saint Francis of Assisi - SCALIFRA-ZN. The research
investigated the teaching practices from the methodological principles of action
research developed in the process of continuing education of the Sant'Anna School,
analyzing their contribution to the qualification of practice in teacher education. The
research is qualitative methodological nature, based on the principles of action
research. The subjects of the study are elementary school teachers and High School.
The theoretical basis of this study refer to Nóvoa (2009) Thiollent (2011), Pimenta
(2011), Imbernon (2012), Franco (2012) among others. The data were produced
making use of different tools and strategies, questionnaire, observations, records of
the participants themselves and evaluation. Data analysis was performed by means
of Laurence Bardin Content Analysis (2011). The study pointed to the importance of
collaborative partnerships between educational manager and teacher; the
pedagogical advice as systematic routine individual monitoring and collective;
socialization of teaching experience and shared analysis of the practices, the
development of evaluation culture in the school. The participating teachers of the
research shows the reflexive action as a pedagogical innovation strategy and the
continued training everyday with proactive actions in the school context. The use of
action research framework turned out to provide and encourage changes mainly on
aspects of school management and rethink ways and strategies that are offered and
designed the continuing education practices in the school.