Esta pesquisa tem como tema central o estudo das formas de representação dos
rituais de casamento na cultura contemporânea entre jovens e a reconhecida tendência de
espetacularização desses eventos na atualidade. Para tanto, foram analisadas vinte e seis
fotografias de casamento coletadas das redes sociais, e, posteriormente, desmembradas em
três eixos intitulados: casamento como modo de vida, casamento como produto e
casamento como espetáculo - promessa de experiência. Para alicerçar esta pesquisa foram
utilizados referenciais teóricos do campo dos Estudos culturais e da Semiótica, bem
como, autores do campo das artes e fotografia. Por meio das análises, pode-se observar
que o ritual de casamento sofreu inúmeros deslocamentos no decorrer dos tempos,
principalmente no que se refere aos seus valores, pois a tradição perdeu espaço para a
espetacularização tanto do ritual quanto de seus protagonistas; os noivos. Nesse contexto,
as imagens servem como ferramenta de visibilidade, com as quais se produzem
representações de noivo, noiva e casamento. Em um tempo que as imagens nos chegam a
um ritmo acelerado as mesmas ensinam, subjetivam e modelam os jovens
contemporâneos, através de uma educação estética do olhar, interferindo em seus modos
de ser e conviver nos dias atuais.
This research has its main theme the study of the representation forms of the
marriage rituals in the modern culture between young people and the spectacularization of
these events nowadays. Therefore, it was analysed twenty six marriage photographies
collected from the social networks, and, subsequently, broken into three axles entitled:
marriage as a way of life, marriage as a product and marriage as a spectacular – promisse
of experience. To consolidate this research have been utilized theoretical references from
the field of Culture Studies and Semiotic, as well, authors from the field of Arts and
Photography. By the means of this analyses, it can be noticed that the marriage ritual has
suffered several displacements in the course of time, mainly concerning its value, since the
tradition lost its space for the spectacularization for both the ritual and the protagonists,
the fiancés . In this context, the images serves as a visibility tool, wich produce
representations of the fiancé, the bride and the marriage. In a time where images come to
us in a fast pace, they teach, subjectify and shape the youth of today, through an esthetic
education of the seeing, interfering in its ways of being and living in the modern days.