dc.contributor.author |
Thiecker, Gabriele Daiana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-08-14T18:17:20Z |
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dc.date.available |
2018-08-14T18:17:20Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/907 |
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dc.description.abstract |
A Educação Integral no Brasil vem se configurando através de programas federais. O
Programa Mais Educação é um dos exemplos dessas iniciativas, que opera no contraturno do
ensino escolar público. As diretrizes do Programa evidenciam que entre outros elementos
pedagógicos, esse intenciona envolver a comunidade e os responsáveis pelos educandos e,
portanto, sugere a necessidade de identificar e compreender como se dá (ou não) o trabalho
educativo com as famílias. O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão,
Educação e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação do Unilasalle e
tem por objetivo investigar as práticas dos educadores com famílias na perspectiva da
bioecologia do desenvolvimento humano e dos princípios da Educação Social no contexto do
cotidiano do Programa Mais Educação. A pesquisa possui como base teórica e metodológica
os princípios de Urie Bronfenbrenner e os preceitos da Pedagogia Social. Os dados foram
coletados em duas escolas municipais de duas cidades da Grande Porto Alegre/RS. A
metodologia do estudo é qualitativa, com as seguintes estratégias metodológicas: observações
de campo sistemáticas e entrevistas semiestruturadas com educadores. Os resultados têm por
base a análise das observações realizadas e as percepções dos educadores. Ficou evidenciado
o distanciamento dos responsáveis pelos educandos no cotidiano das atividades do Programa
Mais Educação. Tal fato ressalta que as diretrizes do Programa não são cumpridas na íntegra e
podem refletir no desenvolvimento dos educandos. A Educação Social embasa as práticas
socioeducativas dos educadores nesta estratégia de Educação Integral no Brasil a partir do
estabelecimento de vínculos e de um olhar social para os participantes dos programas de
complemento educativo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Full Time Schooling in Brazil has been developed by federal programs. The program intitled
“Mais Educação” is one of the examples of these initiatives which operates in “counter shift”
of public school teaching. The guidelines of the Program evidence that among other
pedagogical elements, this one intends to involve the community and the care takers
responsible for the students, and therefore, it suggests the need to identify and understand how
the educational work with families operates. This study is inserted in the line of Management,
Education and Public Policy Research, the Postgraduate Education Program Unilasalle and
the objective to investigate the educators´ practices with families in the perspective of
bioecology of human development and the principles of Social Education in the context of the
Program “Mais Educação” and its routines. The research has as theoretical and
methodological basis the principles of Urie Bronfenbrenner and Social Pedagogy. The data
were collected in two municipal schools of two cities from the metropolitan city of Porto
Alegre-RS. The methodology of the study was qualitative with the following strategies:
systematic field observation and semi-structured interviews with educators. The results have
as basis the observations made and the analysis of teachers’ perception. It was evident the
distance of the student´s responsibles at the routine of the activities of the Program Mais
Educação. Such fact highlights that the guidelines of the Program are not followed and can
have effects in the development of the students. Social Education serves as a basis to the
social and educational practices of teachers at the strategy of Full Time Education in Brazil
and establishes links and a sociallook towards the participants of these programs of
compensatory education. |
pt_US |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Mais Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Famílias |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho educativo em tempo integral |
pt_BR |
dc.subject |
Educação social |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo sobre o trabalho educativo com famílias no programa mais educação sob as perspectivas ecológica e da educação social |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Yunes, Maria Angela Mattar |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |