O presente estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa “Formação de Professores,
Teorias e Práticas Educativas” vinculado ao Programa de Pós-Graduação em
Educação do Unilasalle. O foco principal da pesquisa é evidenciar ar as implicações
das atividades de formação docente oportunizadas pelo Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na dinâmica do processo de alfabetização, a
partir das práticas pedagógicas de duas alfabetizadoras das turmas do 1º ano do
Ensino Fundamental. Este trabalho busca evidenciar as reflexões teóricas
decorrentes da formação docente dessas professoras, da Rede Municipal de Ensino
(RME) de Porto Alegre, participantes do PNAIC. Consideramos o PNAIC enquanto
um programa de formação docente voltado ao crescimento pessoal e profissional
das alfabetizadoras. O percurso metodológico da presente pesquisa baseia-se em
um modelo de investigação qualitativa. Para conhecer o fazer pedagógico das
professoras das turmas de 1º ano foram utilizados instrumentos de análise
específicos, bem como os registros coletados por meio de entrevistas e observações
das aulas. Buscou-se assim, com esta investigação científica, auxiliar o trabalho das
alfabetizadoras no I ciclo de aprendizagem do Ensino Fundamental na acolhida e
inclusão destas crianças de seis anos, na fase inicial do processo de alfabetização e
letramento. Procuramos evidenciar possíveis mudanças ocorridas no fazer educativo
em direção a uma educação de qualidade resultantes da formação oportunizada
pelo PNAIC. As falas dos sujeitos da pesquisa têm envolvimento real nas práticas,
visando uma educação de qualidade para as turmas de crianças de seis anos de
idade. Durante a análise foram contempladas falas ricas em teor pedagógico e um
universo de práticas pedagógicas condizentes com a formação docente em questão.
No caso, vemos um repertório imenso de práticas que deram certo.
The purpose of this study is to reflect on the effects of PNAIC – National Program for
literacy in the Appropriate Age – on teachers’ personal and professional growth, and
it is focused on teachers’ educational practice. It is part of a Post-graduation in
Education Program from UniLaSalle University, and refers to an investigation on first
grade elementary school teacher’s pedagogical literacy process dynamics. This
analysis is grounded on a qualitative method of research.Teachers’ feedback on their
participation while taking part in PNAIC, as part of the municipal educational system
from the city of Porto Alegre, were analysed. PNAIC regards to a teachers’
development program designed for their personal and professional growth while
involved in the literacy program. In order to enable first grade teachers to provide a
higher level of teaching to their 6-year-old pupils it was necessary to reflect on their
interviews and observe their lessons. Through the analyses of teachers’ feedback it
was possible to design new routes and possibilities to guide these teachers
throughout their process of leading their 6-year-old students in their reading-writing
and literacy process. Our attempt was to point out possible changes occurred
throughout the educational process towards a qualified education as an outcome of
the teachers’ educational program provided by PNAIC. Teachers’ feedback showed
their commitment to raise the level of their teaching practices in their 6-year- old
groups.During the analysis it was possible to identify important data full of
pedagogical input and a universe of pedagogical practices in conformity with the
teacher educational program. We have seen a wide repertoire of successful
pedagogical practices.