Abstract:
O direito à educação é um dos direitos firmados pela Declaração Universal dos
Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948.
Pautados pelo disposto nesta Declaração, especialmente a partir da Constituição da
República Federativa do Brasil, de 1988, o direito à educação tem sido enfatizado nos
dispositivos legais que orientam a ação educativa na Educação Básica. Nesse
sentido, a Pesquisa Documental problematiza: Como as metas do Plano Nacional de
Educação 2014-2024, atinentes à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental,
contemplam o direito à educação e quais são as perspectivas de que o cumprimento
do que estabelecem tais metas contribuam para a efetividade de tal direito no contexto
brasileiro? O estudo se insere na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas
Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. O
corpus investigativo está composto pelos seguintes documentos: o Plano Nacional de
Educação 2014-2024 e o Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE.
Para a articulação teórica-analítica buscamos subsídios nas publicações da UNESCO,
estabelecendo diálogo com autores que aprofundam o tema do direito à educação e
suas dimensões no contexto da Educação Básica. Os dados são analisados com base
na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. A tese norteadora do estudo:
A existência de dispositivos legais direcionados à positivação do direito à educação
não garante a sua efetividade, no âmbito da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental, o que pode ser constatado por meio dos dados constantes no
monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024) é confirmada
até este presente momento. Os resultados do estudo apontam que, do conjunto das
12 metas analisadas, a tendência é de que: 2 se efetivem, ou se aproximem do
projetado, caso seja mantido o ritmo de crescimento ( são as metas referentes aos
números 18 e 19) e 10 das metas não se efetivem (são as metas referentes aos
números 1,2,4,5,6,7,15,16,17 e 20).