Abstract:
O ano de 2020 foi marcado por uma profunda transformação global resultante do
surgimento de uma nova pandemia que impactou todos os setores da sociedade,
entre eles a Educação que, em muitas instituições, passou a acontecer de maneira
totalmente on-line, sobretudo na Educação Superior. Diante deste cenário, a
presente pesquisa tem como objetivo analisar como se configura a gestão
acadêmica em tempos de pandemia da Covid-19, em seus princípios, estratégias e
ações para condução da educação remota em uma universidade comunitária do Rio
Grande do Sul. Apresenta o problema de investigação: “Como configura-se a gestão
acadêmica em tempos de pandemia da Covid-19, em seus princípios, estratégias e
modos de condução das ações acadêmicas a partir da educação remota em uma
universidade comunitária do Rio Grande do Sul?”. O estudo defende a tese de que a
Gestão Acadêmica contemporânea exige a adoção de estratégias ágeis para a
tomada de decisão, na construção de um modelo de Universidade inovadora e
empreendedora. Fundamentam o estudo os pressupostos teóricos de autores como:
Morin (2010, 2011, 2015, 2022), Christensen (2014), Tofik (2013), Papa Filho (2009),
Fossatti (2018), Moran (2013, 2014, 2018), Bacich (2018) e Fava (2014, 2016,
2018). A Metodologia caracteriza-se por um estudo qualitativo, classificado como
pesquisa participante. O contexto do estudo é uma Universidade Comunitária do Rio
Grande do Sul, sendo os participantes docentes, acadêmicos, colaboradores,
gestores e comunidade acadêmica vinculados a ela. Os instrumentos para a coleta
de dados são: observação, diário de campo, análise documental, questionário e
grupo focal, que foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo
proposta por Bardin (2016). Resultados indicam a importância de uma gestão
alinhada às contingências da contemporaneidade, a preparação de docentes,
colaboradores, gestores e acadêmicos para os desafios da que emergem no
contexto da Educação Superior em momentos decisórios e a construção de um
modelo de gestão alinhado às demandas formativas desses atores, bem como
conectada à comunidade que constitui e ressignifica a Universidade contemporânea.