Abstract:
O presente estudo está inserido na linha de pesquisa "Formação de Professores,
Teorias e Práticas Educativas”, do curso de Mestrado em Educação da Universidade
La Salle - Unilasalle. Teve como ponto suleador: sentipensar possibilidades de
direcionamento das violências e conflitos no contexto escolar à luz de uma mediação
pautada na sabedoria ancestral circular e de uma justiça que restaura os vínculos e
descolonializa o ser. Se propôs uma formação continuada com os/as Orientadores/as
Educacionais da Rede Municipal de Canoas. Como pressupostos teórico-
metodológicos que orientaram esse sentir-pensar-fazer tivemos a metodologia
ancestral circular da Justiça Restaurativa de Zehr (2008) e Pranis (2010, 2011), a
decolonialidade de Walsh (2009, 2014), o sentipensar de Fals-Borda (2009), o
corazonar de Arias (2010, 2012, 2016), o esperançar de Freire (1987, 1992, 1997), a
espiritualidade de Rufino (2021), e a circularidade de Ferreira (2021). Dialogam,
também, as seguintes referências em suas respectivas temáticas: Com relação às
violências e mediações, Abramovay (2002), Vinha (2003- 2009) e Chrispino
(2007,2011); para a formação continuada, Silva e Machado (2020, 2021, 2022) e Gatti
(2017, 2019) e, para a Orientação Escolar, Grinspun (2006, 2012). Na Metodologia,
circulamos pelo conhecimento situado, geo-histórico de Restrepo (2016), realizando
uma Pesquisa-intervenção. Entre os instrumentos para a produção, organização e
reflexão dos dados utilizou-se: formulário on-line; conversas, fotos, vídeos e diário de
campo do grupo circular de diálogos com seus relatos, além das fichas para avaliação.
A análise dos dados se pautou no pesquisador cambono e no vencer das demandas
de Rufino (2018, 2021) junto com a Pedagogia da Circularidade de Ferreira (2021).
Os achados indicam a necessidade de formações sistemáticas com os/as
orientadores/as da Rede; que o trabalho do serviço de orientação é invisibilizado e
sobrecarregado; que a Justiça Restaurativa tem aplicabilidade na área da educação;
que a metodologia ancestral circular de diálogos é um processo que possibilita a
reflexão para a mediação de conflitos, o restabelecimento e o fortalecimento dos
vínculos e portanto, necessário para o contexto escolar