Abstract:
Implantado na Rede La Salle no ano de 2020, o programa bilíngue We Are La Salle
foi concebido com a finalidade de proporcionar aos estudantes uma experiência de
aprendizagem em um ambiente bilíngue, com ênfase no aprimoramento das
habilidades e competências linguísticas. Dessa forma, na presente pesquisa tem-se,
como problema de investigação, o seguinte: Quais são as possibilidades e os
desafios do programa bilíngue We Are La Salle para o desenvolvimento de
habilidades e competências do Ensino Fundamental, previstas no eixo Oralidade da
Base Nacional Comum Curricular, segundo as percepções de estudantes? A
pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com um
delineamento metodológico que segue a abordagem hermenêutica. O referencial
teórico adotado baseia-se nos pressupostos de Hamers e Blanc (2000), que
sugerem a estudantes de programas bilíngues experimentarem avanços notáveis
em suas habilidades linguísticas, especialmente na fluência oral. Os instrumentos de
coleta de dados incluem entrevista semiestruturada e análise documental do
Programa Bilíngue We Are La Salle, em conjunto com a BNCC. A análise e
interpretação dos dados foram conduzidas por meio de uma abordagem
hermenêutica cuja investigação está inserida na Linha de Pesquisa Formação de
Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade La Salle, com financiamento da CAPES. Os resultados indicam que os
estudantes do programa bilíngue apresentam melhorias tanto na compreensão
durante diálogos e interações em sala de aula quanto no aumento da confiança ao
se expressarem em inglês. O programa contribui para o desenvolvimento de
habilidades da oralidade, previstas na BNCC, com ênfase na autonomia, fluência e
segurança na comunicação.