Abstract:
A formação de professores de matemática tem sido uma temática recorrente nas
pesquisas no campo da Educação Matemática quando se busca identificar as
práticas desenvolvidas na Educação Básica. Este trabalho, em nível de mestrado,
insere-se na Linha de Pesquisa formação de professores, teorias e práticas
educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle
e tem como problema de investigação: Como as diferentes tendências em Educação
Matemática, estudadas durante a formação inicial e continuada, estão sendo
abordadas nas práticas educativas de professores que exercem a docência no
Ensino Médio na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, no município de
Anori/AM. Tem como objetivo problematizar as tendências em Educação Matemática
presentes nas práticas educativas de professores que exercem a docência no
Ensino Médio, no contexto de uma Escola Estadual do Município de Anori/AM. A
metodologia, de abordagem qualitativa, constituiu-se em estudo de caso,
possibilitando coletar dados por meio de questionário anônimo (Google forms) e de
documentos normativos da Escola em estudo, como o projeto político pedagógico
(PPP) e os planos de estudos de Matemática. Constatou-se que, apesar dos
desafios estruturais, os professores buscam integrar metodologias inovadoras,
buscando tornar o ensino da matemática mais contextualizado e significativo. As
práticas de ensino de matemática investigadas nesta pesquisa mostram que a
contextualização, o uso de recursos tecnológicos e a valorização da cultura local são
estratégias promissoras que aproximam a matemática da vida dos alunos e ampliam
seu potencial transformador.