No presente estudo, expressam-se ideias e proposições resultantes de reflexão e
posicionamento sobre a formação do professor. Mostra-se a formação do professor
como um processo interativo e dinâmico e que não se constrói por acúmulo de
conhecimento, mas por meio da interação e da reflexão crítica da realidade. A
formação que envolve as dimensões pessoal, social e profissional do professor é
que mantém uma relação de reciprocidade e de interação com a realidade em que
habita. Desse modo, a prática educativa exige atitude reflexiva e crítica, a qual
enriquece a teoria e dá suporte à prática docente, em que o aprender e o ensinar se
constituem em permanente reconstruir a prática pedagógica, a qual pressupõe a
constante interação da teoria com a prática educativa, em realidades por vezes
contraditórias; não, porém, contrárias, mas que se complementam e buscam
interagir entre si, para alcançar os resultados no ensino-aprendizagem, de acordo
com as finalidades do desenvolvimento intelectual, de capacidades produtivas e de
formação humana da pessoa.
In this study, some ideas and proposals arising from the reflection and positioning of teacher education are expressed. The formation of the teacher is shown as an interactive and dynamic process and that is not built by the accumulation of knowledge, but through the interaction and critical reflection of reality. The teacher education, which involves personal, social and professional dimensions, is a relationship of reciprocity and interaction with his/her reality. Thus, the educational
practice requires a reflective and critical attitude, which enriches theory and supports the teaching practice, in which learning and teaching constantly rebuild the pedagogical practice, which requires the constant interaction of educational theory and practice in realities that are sometimes contradictory, not opposed, but that complement each other and seek interaction to achieve results in teaching and learning in accordance to the purposes of intellectual development, productive capacities and the human formation of the person.