Pedagogia: Recent submissions

  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Linhas Crí­ticas, 2020)
    O trabalho objetiva discutir a ideia de ócio criativo de Domenico de Masi (2000; 2017; 2020) na tentativa de compreender hermeneuticamente suas perspectivas e desdobramentos na educação. O ócio criativo engloba três ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Flores, Helen Rose Flores de (Horizontes, 2020)
    O artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável ...
  • Conte, Elaine; Pugens, Natália de Borba; Juliano, Kátia Renata Quinteiro (ARTEFACTUM – Revista De Estudos em Linguagem e Tecnologia, 2020)
    O ensaio discute como as expressões estéticas presentes em filmes podem desenvolver a dimensão do reconhecimento para a formação humana e para a renovação das práticas pedagógicas. A estética do reconhecimento surge como ...
  • Conte, Elaine; Rios, Míriam Benites; Branco, Lilian Soares Alves (Revista Teias, 2020)
    Esse artigo resulta de um exercício hermenêutico inspirado na obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau (1762), reconhecidamente um expoente da pedagogia moderna. Propomos aqui uma reflexão sobre a perspectiva ...
  • Conte, Elaine; Trojahn, Luciane de Melo Gonçalves; Rosa, Glaucia Silva da (ReDoC - Revista Docência e Cibercultura, 2020)
    Estamos passando por muitas mudanças influenciadas pelos avanços tecnológicos e científicos. Com isso, surge uma sociedade marcada pelo acesso à informação em versão instantânea, por meio dos smartphones, ipads, tablets, ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Branco, Lílian Soares Alves (Perspectiva, 2020)
    A cultura digital vem exigindo formas diferenciadas de conhecimento e reflexão nos cursos superiores, uma vez que a transição digital é atravessada por relações de poder-saber que intervém sobre a linguagem e a percepção ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Milbradt, Carla (ETD - Educação Temática Digital, 2020)
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Reflexão e Ação, 2020)
  • Conte, Elaine; Pugens, Natália de Borba; Habowski, Cristiano (TEXTURA - Revista de Educação e Letras, 2020)
    O artigo repensa a formação de professores no campo da Educação Infantil (EI), buscando analisar os limites encontrados na formação em tempos contemporâneos, a partir dos elementos da Pedagogia Científica. O texto é ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Branco, Lilian Soares Alves (Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 2020)
    O estudo visa traçar um panorama das causas da evasão na educação a distância, discutindo os (contra)pontos e jogando luzes ao problema. Embora existam muitos estudos e discursos afinados sobre as causas da evasão, percebemos ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Revista Comunicações, 2020)
    O trabalho propõe uma análise do exílio, enriquecida pela requintada crítica de Theodor Adorno e Paulo Freire, em meio à ordem autoritária dos discursos vigentes da vida em sociedade. A pesquisa busca uma reversão do ...
  • Conte, Elaine (Educar em Revista, 2020)
    A performance surge nesse ensaio como uma dimensão inquietante e complexa, para compreendermos a dinâmica das relações do viver fluído e intenso das interconexões digitais, considerando a emergência da tecnociência e ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2020)
    O trabalho aborda os limites das tecnologias na educação, a partir dos discursos extraídos do mapeamento de teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação, no intervalo de 2012 a 2016. Trata-se de uma pesquisa hermenêutica ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Revista Cocar, 2020)
    Esta obra traduz as preocupações de análise metodológica da pesquisa em educação, no sentido de contextualizar o legado da técnica investigativa do grupo focal, cujos questionamentos e provocações se desenvolvem na crítica ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Kobolt, Maria Edilene de Paula (Práxis Educativa, 2020)
    Este artigo aborda os impactos da consolidação do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) para inclusão digital, por meio da utilização pedagógica de computadores portáteis, os laptops educacionais. Ao focalizar os ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Revista Internacional de Educação Superior, 2020)
    A pesquisa debate sobre as ideologias históricas transmitidas pela cinematografia, que causam a perda de sentido, insensibilidade e o enrijecimento intelectual pela ausência de (auto) crítica. Assim, o presente estudo, ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Pro-Posições, 2020)
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Branco, Lilian Soares Alves; Rios, Míriam Benites (Revista Eletrônica de Educação, 2020)
    O trabalho apresenta algumas reflexões extraídas de uma experiência hermenêutica e etnográfica, cujo objetivo é compreender o complexo cotidiano escolar a partir das observações realizadas por graduandos de diferentes ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Revista Crítica Cultural, 2021)
  • Conte, Elaine; Avelino Filha, Bernadeth Vital (Revista Cocar, 2021)
    Trata-se de uma resenha crítica do livro Introdução às Ciências Humanas - análise de epistemologia histórica, de Hilton Japiassu, que aborda as dimensões epistemológicas e metodológicas das pesquisas em ciências humanas. ...

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account