Navegando por Autor Backes, Luciana

Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ou entre com as primeiras letras:  
Mostrando resultados 1 a 71 de 71
Data do documentoTítuloAuthor(s)
2023Alfabetização mediada por tecnologias: a constituição de multiletramentos na educação básica [capítulo de livro]Backes, Luciana; Boit, Érica Cecília Noronha da; Juliano, Kátia Renata Quinteiro
2022Alfabeto Mágico: Uma experiência significativa no Ensino Remoto. [capítulo de livro]Backes, Luciana; Gut, Marlete Teresinha; Dillenburg, Carla Inês; Fritzen, Ana Cristina Wust
2022A aprendizagem docente por meio da literaturalização das ciências: eu, autor? [capítulo de livro]Backes, Luciana; Reis, Juliani Menezes dos
2022A Articulação entre Tecnologias Analógicas e Digitais por meio do Gamebook. [capítulo de livro]Backes, Luciana; Oliveira, Gabrielly da Boit de; Boit, Érica Cecília Noronha da
2021Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE): percepções estudantis no contexto do gênero discursivo digitalSouza, Vanessa Cardoso dos Santos; Backes, Luciana
2019Bibliotecas digitais e e-books: um breve panorama mundial sobre os acervos gratuitos.Backes, Luciana; Reis, Juliani Menezes dos
2024Competências-chave de professoras que ensinam matemática no 3º ano do ensino fundamentalSilva, Roger de Abreu; Backes, Luciana; Breda, Adriana
2019Configuração do espaço híbrido e multimodal: literaturalização das ciências na educação superior.Backes, Luciana; Rocca, Fábio La; Carneiro, Eduardo Lorini
2022Construção cooperativa de material didático digital para a educação básica: as aventuras de Pierre e Marie no Mundo Vivo. [capítulo de livro]Backes, Luciana; Reis, Juliani Menezes dos; Juliano, Kátia Renata Quinteiro; Gabriel, Naidi Carmen; Barchinski, Karen Cardoso
2022A construção do conhecimento científico na contação de histórias: O protagonismo em crianças do ensino fundamentalBackes, Luciana; Boit, Érica Cecília Noronha da
2016A construção do conhecimento de algoritmos no contexto do hibridismo tecnológico: análise da prática pedagógica aplicada no IFRSNoronha, Fabrícia Py Tortelli; Backes, Luciana; Casagrande, Cledes A.
2016A construção do conhecimento na disciplina de arte: práticas pedagógicas por meio das tecnologias móveis sem fioRaach, Adriana Beatriz Pacher; Backes, Luciana
2021A construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professoresCasagrande, Cledes Antônio; Backes, Luciana; Chitolina, Renati Fronza
2019Diagnóstico das bibliotecas digitais de universidades federais brasileirasBackes, Luciana; Reis, Juliani Menezes dos
2021A dinâmica entre o processo de ensino e a literaturalização das ciências para a educação online: metáforas espistêmicas e hibridismo das linguagens.Barchinski, Karen Cardoso; Backes, Luciana
2020Dossiê “Educação híbrida: contextos, aprendizagens, políticas e práticas de pesquisa e formação”.Backes, Luciana; Santos, Edmea; Bassani, Patrícia Scherer
2020Dossiê “Ensinar e aprender em diferentes contextos: para além das fronteiras”Backes, Luciana; Felicetti, Vera Lucia
2021Dossiê “Praticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade”Backes, Luciana; Felicetti, Vera Lucia
2023O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização: recontextualização das ciênciasAlmeida, Fabiane Aparecida Parcianello de; Backes, Luciana
2021Educação híbrida na formação dos profissionais de enfermagem no Rio Grande do Sul, BrasilRosa, Dagma Gonçalves; Backes, Luciana
2018Educação para o olhar e a formação estética: reflexões a partir do uso da rede social pelos acadêmicos do curso de fotografiaTeixeira, Elisabete de Freitas; Backes, Luciana; Ratto, Cleber Gibbon
2023Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020).Silva, Roger de Abreu; Felicett, Vera Lucia; Backes, Luciana; Breda, Adriana
2014O ensino da língua espanhola por meio das tecnologias digitais virtuais na educação de jovens e adultosFrank, Carine de Oliveira; Backes, Luciana
2020A formação do professor e as tecnologias: desafios em tempos de pandemia. [capítulo de livro]Backes, Luciana; Souza, Vanessa Cardoso dos Santos
2023Game studies e as abordagens baseadas em jogos no contexto educacionalCarneiro, Eduardo Lorini; Backes, Luciana
2021Gamificação como prática pedagógica na disciplina de GeografiaBackes, Luciana; Carneiro, Eduardo Lorini
2021O Habitar do Ensinar e do Aprender OnLIFE: vivências na educação contemporâneaSchlemmer, Eliane; Backes, Luciana; Bittencourt, João Ricardo; Palagi, Ana Maria Marques
2023O habitar do ensinar e do aprender: as diferentes dimensões da/na educação OnLIFE.Backes, Luciana; Schlemmer, Eliane; Godinho, Jones; Palagi, Ana Maria Marques
2022O habitar do ensinar e do aprender: desafios para/na/da educação onlifeBackes, Luciana; Schlemmer, Eliane; Bittencourt, João Ricardo; Palagi, Ana Maria Marques
2020Histórias em quadrinhos no processo de formação literária: dinâmicas de leitura crítica com o projeto super leitores. [capítulo de livro]Backes, Luciana; Olsen, Lisiane Teresinha Dias
2022O Inominável: uma narrativa criada e imaginada a partir das obras de Tarsila do Amaral. [capítulo de livro]Backes, Luciana; Juliano, Kátia Renata Quinteiro; Barchinski, Karen Cardoso; Szezecinski, Antonio Filipe Maciel
2024As interações em espaço de aprendizagem em rede: construindo sentidos e significados com os @docentes em açãoGabriel, Naidi Carmen; Backes, Luciana
2019Jogos eletrônicos como artefatos para construção de conceitos científicos em geografiaCarneiro, Eduardo Lorini; Backes, Luciana
2019Os jogos eletrônicos e os processos de ensino e aprendizagem de Geografia.Backes, Luciana; Carneiro, Eduardo Lorini
2016Laboratório de informática como espaço de acessibilidade e mediação na aprendizagem dos alunos de inclusãoTrojahn, Luciane de Melo Gonçalves; Backes, Luciana
2020Le Lieu d’éducation associé: espace de circulation et de construction des connaissances avec des ressources recontextualisées. [capítulo de livro]Backes, Luciana; Bruguière, Catherine; Pau-Custodio, Isabel
2022O letramento digital na educação de jovens e adultos: ressignificando as práticas pedagógicas na construção de conceitos geográficosBoit, Érica Cecília Noronha da; Backes, Luciana
2022Literaturalização das ciências e educação on-line: a aventura de construir conhecimentosReis, Juliani Menezes dos; Backes, Luciana
2019Livros digitais e ensino superior: revisão da literatura.Backes, Luciana; Reis, Juliani Menezes dos
2017Mediação pedagógica em educação online: um estudo de casoVaz, Douglas; Backes, Luciana
2022Metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação: ressignificação da prática pedagógica para a construção do conhecimento de programaçãoNoronha, Fabrícia Py Tortelli; Backes, Luciana; Casagrande, Cledes Antonio
2022As mil e uma histórias de Manuela: a ludicidade de textos literários e o reencontro escolar. [capítulo de livro]Backes, Luciana; Carneiro, Eduardo Lorini; Juliano, Kátia Renata Quinteiro
2013Obstáculos e potencialidades no uso das tecnologias de informação e comunicação como prática dialógica na educaçãoCunha, Andreza Lima Marimon da; Backes, Luciana; Pauly, Evaldo Luis
2014O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação corporativaCuogo, Francisco Coelho; Backes, Luciana; Silveira, André Stein da
2020Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos.Backes, Luciana; Carneiro, Eduardo Lorini
2020Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pi.Backes, Luciana; Tortelli, Fabrícia Py; Borges, Karen Selbach
2021A percepção das educadoras do 4º ano do ensino fundamental sobre a aprendizagem dos estudantes por meio de dispositivos móveis durante a Pandemia de 2020: um estudo de casoJuliano, Kátia Renata Quinteiro; Casagrande, Cledes Antonio; Backes, Luciana
2022Percepção docente sobre os multiletramentos: estudo de caso em escolas públicas ribeirinhas de ManausSantos, Larissa Batista dos; Backes, Luciana
2022Podcast Educacional: integrações e multiletramentos para alunos ribeirinhos da escola josé sobreira do nascimento na rede ConectaKat. [capítulo de livro]Backes, Luciana; Silva, July Helen Valle da; Santos, Larissa Batista dos
2020Práticas pedagógicas durante a pandemia do covid-19: desafios nos processos de ensino-aprendizagem da escola pública.Silva, Gilberto Ferreira da; Olsen, Lisiane Teresinha Dias; Backes, Luciana
2023Princesas soltam pum? recontextualizando as ciências e a contação de histórias nas percepções das criançasAlmeida, Fabiane Aparecida Parcianello de; Monteiro, Luciane Priori; Backes, Luciana
2021Processo de alfabetização e defasagem escolar: estudo de caso em escola da rede municipal de Canoas.Santos, Raquel Amélia; Backes, Luciana; Ratto, Cleber Gibbon
2020O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido.Backes, Luciana; Chitolina, Renati Fronza; Carneiro, Eduardo Lorini
2019O processo de ensino e de aprendizagem na cibercultura: literaturalização das ciências em e-book.Backes, Luciana; Barchinski, Karen Cardoso
2022Projetos de aprendizagem associados à gamificação: adaptação da prática pedagógica. [capítulo de livro]Noronha, Fabrícia Py Tortelli; Backes, Luciana
2023Quem quiser que conte outra: a contação de histórias como proposta ao ensino e aprendizagem de língua inglesaSzezecinski, Antonio Filipe Maciel; Backes, Luciana; Felicetti, Vera Lucia
2021A realidade da educação ribeirinha no contexto da COVID-19: saberes pedagógicos para a ação docente.Backes, Luciana; Santos, Larissa Batista dos; Gabriel, Naidi Carmen; Felicetti, Vera Lucia
2019Realidade virtual como possibilidade para a construção do conhecimento: percepções e contribuiçõesAlcalay, Jônatas Lopes; Backes, Luciana
2016A reconstrução de sentidos sobre as tecnologias digitais na formação docenteRosa, Glaucia Silva da; Backes, Luciana
2019Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagemBackes, Luciana; Chitolina, Renati Fronza; Sciascia, Cláudia
2024Recontextualização na alfabetização para os letramentos por meio dos gêneros textuais: estudo de caso no 5º anoMonteiro, Luciane Priori; Backes, Luciana
2021Recontextualizando as ciências por meio do gamebook Guardiões da Floresta: um estudo de caso sobre as aprendizagens. [capítulo de livro]Backes, Luciana; Boit, Érica Cecília Noronha da; Juliano, Kátia Renata Quinteiro; Sciascia, Cláudia
2022Recontextualizar Ciências Por Meio da Contação de Histórias: rede e hibridismo na educaçãoBackes, Luciana; Bruguière, Catherine; Felicetti, Vera Lucia; Gabriel, Naidi Carmen
2020Redes sociais: a construção do conhecimento por meio de imagens.Backes, Luciana; Teixeira, Elisabete Freitas
2019Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental.Felicetti, Vera Lucia; Backes, Luciana; Frison, Mayra G.R.
2022Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências.Backes, Luciana; Vaz, Douglas; Oliveira, Gabrielly Da Boit de
2020A robótica educativa e a construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professoresChitolina, Renati Fronza; Backes, Luciana; Casagrande, Cledes Antonio
2024Saberes docentes necessários ao desenvolvimento de competências tecnológicas na educação básica: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Ferreira, Priscila de Oliveira; Backes, Luciana
2024Tessitura do conhecimento em ciências humanas a partir do pensamento de jogosCarneiro, Eduardo Lorini; Backes, Luciana
2017O uso dos e-books por professores de universidades federais: novos olhares sobre as bibliotecasReis, Juliani Menezes dos; Backes, Luciana
2019O viver e o conviver em espaços híbridos: o processo de interação para potencializar a copresençaBackes, Luciana; Barchinsk, Karen Cardoso; Silva, Ana Carolina dos Anjos Pereira da; Tarragô, Lenon da Silva