Artigo de Periódico (Pedagogia): Recent submissions

  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Milbradt, Carla (Práxis Educacional, 2020)
    O artigo busca compreender os desafios e as tendências no que diz respeito à sensibilização e articulação do computador para o ensino de Arte. Temos como horizonte as seguintes problematizações: Quais são os desafios e ...
  • Conte, Elaine; Fiorini, Vanessa; Habowski, Adilson Cristiano; Castro, Carla (Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2020)
  • Conte, Elaine; Rios, Míriam Benites; Oliveira, Janine Abreu de (Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2020)
    O estudo aborda a alfabetização e oletramento na Educação Infantil na perspectiva da partilha do sensível com o outro, nesse momento de ressonâncias institucionais, sociais, econômicas e culturais, especialmente com os ...
  • Conte, Elaine; Avelino Filha, Bernadeth Vital; Pugens, Natália de Borba; Santos, Cristiele Borges dos (Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2020)
    O ensaio apresenta diálogos sobre a tríade educação, crianças e pesquisa, apoiando-se em pensadores como Walter Benjamin (1985),Charlot (2006),Faria,Demartini e Prado (2009) com interfaces de estudos recentes.Tem como ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Athenea Digital, 2020)
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Revista Periferia, 2020)
    Na tentativa de provocar o debate e a apropriação das narrativas em quadrinhos digitais como meios vinculados às práticas sociais de educar, buscamos dar visibilidade às histórias em quadrinhos (HQs) como possibilidades ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Milbradt, Carla (Revista Temas em Educação, 2020)
    O presente texto, de abordagem hermenêutica, faz uma reflexão sobre os limites e as potencialidades do computador nos processos formativos da arteeducação dos estudantes. Partimos das seguintes problematizações: Quais ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Rios, Míriam Benites (Interfaces Ciêntificas, 2020)
    O estudo apresenta perspectivas da pedagogia social à luz de narrativas contemporâneas, tendo como inspiração as novas formas de linguagem e as relações que fazemos com elas, na busca por uma educação que valoriza a ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Linhas Crí­ticas, 2020)
    O trabalho objetiva discutir a ideia de ócio criativo de Domenico de Masi (2000; 2017; 2020) na tentativa de compreender hermeneuticamente suas perspectivas e desdobramentos na educação. O ócio criativo engloba três ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Flores, Helen Rose Flores de (Horizontes, 2020)
    O artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável ...
  • Conte, Elaine; Pugens, Natália de Borba; Juliano, Kátia Renata Quinteiro (ARTEFACTUM – Revista De Estudos em Linguagem e Tecnologia, 2020)
    O ensaio discute como as expressões estéticas presentes em filmes podem desenvolver a dimensão do reconhecimento para a formação humana e para a renovação das práticas pedagógicas. A estética do reconhecimento surge como ...
  • Conte, Elaine; Rios, Míriam Benites; Branco, Lilian Soares Alves (Revista Teias, 2020)
    Esse artigo resulta de um exercício hermenêutico inspirado na obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau (1762), reconhecidamente um expoente da pedagogia moderna. Propomos aqui uma reflexão sobre a perspectiva ...
  • Conte, Elaine; Trojahn, Luciane de Melo Gonçalves; Rosa, Glaucia Silva da (ReDoC - Revista Docência e Cibercultura, 2020)
    Estamos passando por muitas mudanças influenciadas pelos avanços tecnológicos e científicos. Com isso, surge uma sociedade marcada pelo acesso à informação em versão instantânea, por meio dos smartphones, ipads, tablets, ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Branco, Lílian Soares Alves (Perspectiva, 2020)
    A cultura digital vem exigindo formas diferenciadas de conhecimento e reflexão nos cursos superiores, uma vez que a transição digital é atravessada por relações de poder-saber que intervém sobre a linguagem e a percepção ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Milbradt, Carla (ETD - Educação Temática Digital, 2020)
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Reflexão e Ação, 2020)
  • Conte, Elaine; Pugens, Natália de Borba; Habowski, Cristiano (TEXTURA - Revista de Educação e Letras, 2020)
    O artigo repensa a formação de professores no campo da Educação Infantil (EI), buscando analisar os limites encontrados na formação em tempos contemporâneos, a partir dos elementos da Pedagogia Científica. O texto é ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano; Branco, Lilian Soares Alves (Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 2020)
    O estudo visa traçar um panorama das causas da evasão na educação a distância, discutindo os (contra)pontos e jogando luzes ao problema. Embora existam muitos estudos e discursos afinados sobre as causas da evasão, percebemos ...
  • Conte, Elaine; Habowski, Adilson Cristiano (Revista Comunicações, 2020)
    O trabalho propõe uma análise do exílio, enriquecida pela requintada crítica de Theodor Adorno e Paulo Freire, em meio à ordem autoritária dos discursos vigentes da vida em sociedade. A pesquisa busca uma reversão do ...
  • Conte, Elaine (Educar em Revista, 2020)
    A performance surge nesse ensaio como uma dimensão inquietante e complexa, para compreendermos a dinâmica das relações do viver fluído e intenso das interconexões digitais, considerando a emergência da tecnociência e ...

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account