Artigo de Periódico (PPGE): Recent submissions

  • Felicetti, Vera Lucia; Robayo, Adriana del Rosario Pineda; Nalin, Jaime Antônio; Silva, Gabriele Bonotto (Universidade Federal de Sergipe, 2019)
    No contexto da pesquisa realizada a partir do Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD é possível verificar que a pesquisa em educação está atualmente consolidada como ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Fernandes, Meirilene Alves (Universidade de São Paulo, 2019)
    O presente artigo investigou diferentes estratégias didáticas baseadas nas quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever –, que podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Silva, Gabriele Bonotto; Pereira, Marcelo Almeida de Camargo (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019)
    O presente artigo trata do ensino por competências e apresenta uma proposta de definição dos objetivos instrucionais relativos a essa prática em um polo de educação numa Universidade Corporativa (UC) de empresa pública ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Bitencourt, Agner Lopes; Hoernig Junior, Breno Arno (Revista Atos de Pesquisa em Educação, 2019)
    Este trabalho apresenta contribuições que um ambiente de modelagem matemática proporciona para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Ele foi desenvolvido com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Bady, Janaína Bueno; Silva, Louise de Quadros da (Universidade Federal de Lavras, 2020)
    Este artigo traz como tema a experiência docente e suas implicações ante as novas tecnologias. Dessa forma, o objetivo do artigo consiste em suscitar um debate sobre a experiência docente perante as novas tecnologias, a ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Arald, Marina Ortolan; Koglin, Gabriela (Universidade Estadual de Campinas, 2021)
    Em um universo de avanço da tecnologia a aula universitária precisa se reinventar. Sendo assim, para compreender se estudantes se beneficiam ao reconhecer seu estilo de aprendizagem (EA) e a partir disso, aprendem com ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Pereira, Marcelo Almeida de Camargo; Barro, Dânia; Trezzi, Clóvis; Spicer-Escalante, Maria Luisa (Fundação Carlos Chagas, 2020)
    Este estudo apresenta os resultados da reflexão conduzida em duas aulas, por meio da ferramenta SATS (Self-assessment of Teaching Statement). A análise qualitativa da utilização da ferramenta foi realizada com base na ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Silva, Gabriele Bonotto; Fonseca, Carla Camargo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2021)
    Este artigotem como objetivo investigar aspectos do desenvolvimento do ensino da Matemáticaem um 1º ano do Ensino Fundamental a partir da aplicação da metodologia “Lógica do Cálculo” (SIMONS, 2013). O estudo ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Kucybala, Fabíola dos Santos; Veiga, Célia de Fátima Rosa da (Faculdade de Educação UFBA, 2021)
    O artigo apresenta uma reflexão acerca da importância da formação de professores para a qualificação dos saberes e práticas pedagógicas, além da construção da identidade profissional e o reconhecimento dos discursos docentes, ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Freitas, Clodoaldo Fernandes de; Silva, Gabriele Bonotto (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, 2021)
    : A Educação Superior está em constante mudança devido a globalização, aos novos sujeitos que ingressam nos cursos de graduação e aos novos contextos emergentes. Pensando nisso, o artigo busca responder ao seguinte ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Soares, Eliana de Freitas; Braga, Cláudia Soares de Oliveira (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2021)
    A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a formação docente, constituindo-se como oportunidade reflexiva sobre os processos formativos e as contribuições do curso de Pedagogia. No âmbito da Unimontes, teve por ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Silva, Juliano Correa da; Ziliotto, Denise Macedo (Fundação Cecierj, 2021)
    A portaria do MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 (BRASIL, 2019), faculta que até 40% da carga horária de cursos presenciais possa ser oferecida na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Diante desta ampliação e das ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Mincato, Marina Camargo; Spicer-Escalante, Maria Luisa (Universidade Federal de São Carlos, 2021)
    O presente artigo visa analisar quais as contribuições que uma prática de ensino fundamentada em uma abordagem lúdica a partir da contação de histórias pode proporcionar para a aprendizagem da Língua Inglesa no 1º Ano ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Fossatti, Paulo; Hoernig Junior, Breno Arno (Programa Núcleo de Ensino de Ciências e Matemática, 2021)
    A temática do artigo relaciona-se à escolha da profissão de engenheiro. Nos últimos anos tem diminuído a procura por esta graduação e o número de concluintes vem reduzindo, o que aponta para um possível colapso nas ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Rosa, Luciane de Fátima Giroto; Pereira, Marcelo Almeida de Camargo (Universidade Estácio de Sá, 2021)
    A pós-graduação em Gestão de Negócios é uma realidade e inovação na educação corporativa da instituição federal pesquisada, que, por motivos de segredo industrial não será revelada. O curso apresenta características ...
  • Felicetti, Vera Lucia; Fossatti, Paulo; Silva, Paulo César Azevedo; Silva, Louise de Quadros da (Universidade Estácio de Sá, 2021)
    A necessidade de entender como as políticas de permanência voltadas à Educação Superior vêm sendo trabalhadas pelo governo brasileiro e pela instituição pesquisada, constitui-se o objetivo deste artigo. Nossa metodologia ...
  • Silva, Louise de Quadros da; Luz, Charlene Bitencourt Soster; Fossati, Paulo (Unisinos, 2022)
    Esta pesquisa trata da gestão da aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES) considerando as novas metodologias de ensino. Objetivamos verificar como a estratégia de ensino Hackathon, interfere na gestão da ...
  • Altmann, Idio Fridolino; Casagrande, Cledes Antonio; Jung, Hildegard Susana; Neves, Fabiana Moreno das (2022)
    Este artigo tem como objetivo descrever a compreensão de Immanuel Kant com relação à educação do homem. A metodologia empregada é a revisão de literatura em uma perspectiva hermenêutica, utilizando-se como base dos escritos ...
  • Soares, Tatiani Prestes; Silva, Louise de Quadros da; Jung, Hildegard Susana; Fossatti, Paulo (2022)
  • Santos, Joanah Dal Mas dos; Jung, Hildegard Susana; Souza, Mariana Pinkoski de; Barbosa, Emanuele; Fossatti, Paulo (Cadernos de Gênero e Diversidade, 2021)
    O objetivo do estudo consiste em refletir sobre o empoderamento feminino como uma das responsabilidades da governança universitária. A universidade confere poder à sua comunidade educativa por meio do capital cultural que ...

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account