DSpace Unilasalle: Recent submissions

  • Jung, Hildegard Susana; Neves, Fabiana Moreno das; Altmann, Idio Fridolino (Revista Internacional de Formação de Professores, 2020)
    O objetivo deste estudo consiste em refletir sobre a metodologia da aprendizagem ativa para a matemática nos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que buscou seus dados em uma revisão bibliográfica ...
  • Jung, Hidelgard Susana; Almeida, Patrícia Rodrigues de; Luz, Charlene Bitencourt Soster (Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 2020)
    O presente artigo relata a experiência de educadoras do 3° ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo consiste em narrar ...
  • Jung, Hildegard Susana; Duarte, José Lucas Marques; Silva, Louise de Quadros da (Revista Humanidades & Inovação, 2020)
    Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura referente ao incentivo à autonomia e ao protagonismo do discente, a partir do currículo. Para tal, realizamos um estudo qualitativo, considerando as ...
  • Jung, Hildegard Susana; Lopes, Andiara Veronez; Silva, Louise de Quadros da (Revista Panorâmica, 2020)
    Esta pesquisa tem como tema o desenvolvimento de atividades pedagógicas para a formação da consciência ecológica ainda na educação infantil. O objetivo consiste em relatar a experiência desenvolvida durante a disciplina ...
  • Jung, Hildegard Susana; Silva, Mônica Gonçalves da; Silva, Louise de Quadros da (Revista Lúdica Pedagógica, 2020)
    O presente artigo possui como tema os novos paradigmas e a utilização da ludicidade e musicalização em sala de aula. Esta pesquisa tem como objetivo suscitar o debate referente à importância da inserção de atividades ...
  • Jung, Hildegard Susana; Danesi, Luiz Carlos; Monticelli, Jefferson Marlon; Fossatti, Paulo (Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 2020)
    The article aims to identify, from the perspective of strategic managers, categories that participate in the establishment of an innovation culture in community universities in southern Brazil. The method is based on an ...
  • Jung, Hildegard Susana; Bady, Janaína Bueno; Silva, Denise Regina Quaresma da; Fossatti, Paulo (Jornal de Políticas Educacionais, 2020)
    O tema deste trabalho são os desafios e as possibilidades da internacionalização na educação superior. Temos como objetivo problematizar os desafios para a Internacionalização na Educação Superior e apontar as suas ...
  • Jung, Hildegard Susana; Rosa, Carolina Schenatto da; Teixeira, Alexsandra; Itaqui, Cíntia; Yunes, Maria Angela Matar (Psicologia da Educação, 2020)
    O texto apresenta um relato de experiência do tipo estudo de caso descritivo, com foco na análise das interfaces entre os processos relacionais nos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Buscou-se estudar o desenvolvimento ...
  • Jung, Hildegard Susana; Kolling, Liliane; Rodrigues, Sandra Coimbra (Revista InterSaberes, 2022)
    O objetivo deste artigo é debater a avaliação institucional e sua relação com a educação de qualidade. TrataǦ Ƥ × × Ǧ À Ǥ resultados sinalizam que, ...
  • Jung, Hildegard Susana; Nogaro, Arnaldo (Revista Docencia do Ensino Superior, 2021)
    Este artigo resulta de pesquisa teórica, de natureza qualitativa, com o objetivo de responder ao questionamento: há lugar para a teoria de Freire na pedagogia universitária contemporânea? No ano de 2021 comemora-se o ...
  • Jung, Hildegard Susana; Meinhardt, Moana; Vaz, Douglas (Revista Devir Educação, 2021)
    Para muitos setores da sociedade, o ano de 2020 foi um divisor de águas no que se refere aos percursos e perspectivas até então adotados. Na educação básica, a pandemia mostrou uma fragilidade no que se refere à utilização ...
  • Jung, Hildegard Susana; Luz, Charlene Bitencourt Soster; Almeida, Patrícia Rodrigues de; Fossatti, Paulo (Revista Actualidades Investigativas en Educación, 2021)
    : Esse estudo tem a intenção de trazer algumas reflexões sobre como irão se dar as relações no ambiente escolar, nas escolas de ensino fundamental, no período pós-pandemia. O ambiente no retorno às aulas necessitará de ...
  • Jung, Hildegard Susana; Almeida, Patrícia Rodrigues de; Silva, Louise de Quadros da (Revista Prâksis, 2021)
    O tema do artigo versa sobre o ensino presencial e o ensino a distância, e também sobre o retorno às aulas após a pandemia do coronavírus, o qual será um desafio para os professores. A partir deste cenário, o estudo tem ...
  • Jung, Hildegard Susana; Souza, Mariana Pinkoski; Silva, Louise Quadros da; Fossatti, Paulo (Revista Educação, Artes e Inclusão, 2021)
    A diversidade estudantil é uma realidade emergente nos contextos multiculturais e interculturais das universidades na atualidade. Estudantes universitários com especificidades e singularidades ingressam no ambiente ...
  • Jung, Hildegard Susana; Almeida, Patrícia Rodrigues de; Silva, Louise de Quadros da (Revista de Extensão e Iniciação Científica da UNISOCIESC, 2021)
    O objetivo do presente estudo consiste em narrar a experiência docente enquanto supervisora de acadêmicos do Pibid na escola pública, em um trabalho voltado à diminuição da taxa de reprovação no 3º ano do ensino fundamental. ...
  • Jung, Hildegard Susana; César, Gabriel Pôrto; Santiago, Helena de Oliveira; Brum, Karine Isabel Schafer de (Revista Brasileira de Iniciação Científica, 2021)
    Este trabalho é sobre o impacto da pandemia nos anos iniciais da educação básica. O objetivo consiste em apresentar o ponto de vista e vivências de professores alfabetizadores da rede pública de ensino da ...
  • Jung, Hildegard Susana; Silva, Louise de Quadros da; Fossatti, Paulo (Revista Roteiro, 2021)
    O objetivo da pesquisa consiste em refletir sobre as possibilidades de uso do Google Forms para a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com aplicação de um questionário a ...
  • Jung, Hildegard Susana; Ratto, Cleber Gibbon; Maciel, Patrícia Gusmão (Cadernos Cajuína, 2021)
    João Batista de La Salle foi um indivíduo inovador para sua época, introduzindo maneiras diferentes de promover a educação escolar das crianças, bem como a forma de capacitar os professores que se dedicavam ao ensino ...
  • Jung, Hildegard Susana; Almeida, Patricia Rodrigues de; Luz, Charlene Bitencourt Soster (Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, 2021)
    O artigo objetiva relatar a experiência de educadoras do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre, com um projeto que visou incentivar as crianças a fazerem ...
  • Jung, Hildegard Susana; Santin, Solane Cristina Felicetti (Revista Internacional de Formação de Professores, 2021)
    O estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, tem como objetivo discutir a formação docente e a constante busca de informações como estratégia de inclusão de alunos diagnosticados com Síndrome de Down. Os resultados ...