Artigo de Periódico (Pedagogia): Recent submissions

  • Jung, Hildegard Susana; Weschenfelder, Gelson; Neves, Cintia C. Maciel (Revista Aprender, 2020)
    Esse texto visa relacionar o retrato de opressão presente em Massacre de Mutantes (Marvel, 1986) com os estudos de Paulo Freire. Comparando o comportamento dos mutantes conhecidos como Morlocks, conseguimos relacioná-los ...
  • Jung, Hildegard Susana; Silva, Louise da de Quadros da; Pinto, Isadora Gobi (Revista Ciências em Foco, 2020)
    O ensino de ciências na infância é um assunto que precisa ser discutido, por isso, o presente texto apresenta essa temática a partir da prática docente em uma vivência chamada Projeto Pequenos Cientistas. Nosso objetivo ...
  • Jung, Hildegard Susana; Silva, Louise de Quadros da; Lima, Tuélen da Silva de (Revista Textos Graduados, 2020)
    O tema da pesquisa versa em torno da ação didática na Educação Infantil. O objetivo consiste em refletir sobre o uso da literatura como recurso didático para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de alunos da ...
  • Jung, Hildegard Susana; Fossatti, Paulo; Monticelli, Jeferson Marlon; Danesi, Luiz Carlos (Educação em Revista, 2020)
    O artigo objetiva identificar, a partir do olhar dos gestores estratégicos, categorias que participam da instauração de uma cultura de inovação em universidades comunitárias no sul do Brasil. O método é baseado em uma ...
  • Jung, Hildegard Susana; Neves, Fabiana Moreno das; Altmann, Idio Fridolino (Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, 2020)
    O artigo pretende apresentar uma revisão de estudos científicos se de um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação mediante consultas realizadas nas plataformas Capes Teses e Dissertações, Capes Periódicos e BDTD ...
  • Jung, Hildegard Susana; Almeida, Patrícia Rodrigues de (Revista Hipótese, 2020)
    O estudo busca refletir sobre os critérios básicos para a avaliação da alfabetização, inclusive em um contexto de crianças de inclusão. O método é de cunho qualitativo, apresentando um relato de experiência docente junto ...
  • Jung, Hildegard Susana; Neves, Fabiana Moreno das; Altmann, Idio Fridolino (Revista Internacional de Formação de Professores, 2020)
    O objetivo deste estudo consiste em refletir sobre a metodologia da aprendizagem ativa para a matemática nos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que buscou seus dados em uma revisão bibliográfica ...
  • Jung, Hidelgard Susana; Almeida, Patrícia Rodrigues de; Luz, Charlene Bitencourt Soster (Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 2020)
    O presente artigo relata a experiência de educadoras do 3° ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo consiste em narrar ...
  • Jung, Hildegard Susana; Duarte, José Lucas Marques; Silva, Louise de Quadros da (Revista Humanidades & Inovação, 2020)
    Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura referente ao incentivo à autonomia e ao protagonismo do discente, a partir do currículo. Para tal, realizamos um estudo qualitativo, considerando as ...
  • Jung, Hildegard Susana; Lopes, Andiara Veronez; Silva, Louise de Quadros da (Revista Panorâmica, 2020)
    Esta pesquisa tem como tema o desenvolvimento de atividades pedagógicas para a formação da consciência ecológica ainda na educação infantil. O objetivo consiste em relatar a experiência desenvolvida durante a disciplina ...
  • Jung, Hildegard Susana; Silva, Mônica Gonçalves da; Silva, Louise de Quadros da (Revista Lúdica Pedagógica, 2020)
    O presente artigo possui como tema os novos paradigmas e a utilização da ludicidade e musicalização em sala de aula. Esta pesquisa tem como objetivo suscitar o debate referente à importância da inserção de atividades ...
  • Jung, Hildegard Susana; Danesi, Luiz Carlos; Monticelli, Jefferson Marlon; Fossatti, Paulo (Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 2020)
    The article aims to identify, from the perspective of strategic managers, categories that participate in the establishment of an innovation culture in community universities in southern Brazil. The method is based on an ...
  • Jung, Hildegard Susana; Bady, Janaína Bueno; Silva, Denise Regina Quaresma da; Fossatti, Paulo (Jornal de Políticas Educacionais, 2020)
    O tema deste trabalho são os desafios e as possibilidades da internacionalização na educação superior. Temos como objetivo problematizar os desafios para a Internacionalização na Educação Superior e apontar as suas ...
  • Jung, Hildegard Susana; Rosa, Carolina Schenatto da; Teixeira, Alexsandra; Itaqui, Cíntia; Yunes, Maria Angela Matar (Psicologia da Educação, 2020)
    O texto apresenta um relato de experiência do tipo estudo de caso descritivo, com foco na análise das interfaces entre os processos relacionais nos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Buscou-se estudar o desenvolvimento ...
  • Jung, Hildegard Susana; Kolling, Liliane; Rodrigues, Sandra Coimbra (Revista InterSaberes, 2022)
    O objetivo deste artigo é debater a avaliação institucional e sua relação com a educação de qualidade. TrataǦ Ƥ × × Ǧ À Ǥ resultados sinalizam que, ...
  • Jung, Hildegard Susana; Nogaro, Arnaldo (Revista Docencia do Ensino Superior, 2021)
    Este artigo resulta de pesquisa teórica, de natureza qualitativa, com o objetivo de responder ao questionamento: há lugar para a teoria de Freire na pedagogia universitária contemporânea? No ano de 2021 comemora-se o ...
  • Jung, Hildegard Susana; Meinhardt, Moana; Vaz, Douglas (Revista Devir Educação, 2021)
    Para muitos setores da sociedade, o ano de 2020 foi um divisor de águas no que se refere aos percursos e perspectivas até então adotados. Na educação básica, a pandemia mostrou uma fragilidade no que se refere à utilização ...
  • Jung, Hildegard Susana; Luz, Charlene Bitencourt Soster; Almeida, Patrícia Rodrigues de; Fossatti, Paulo (Revista Actualidades Investigativas en Educación, 2021)
    : Esse estudo tem a intenção de trazer algumas reflexões sobre como irão se dar as relações no ambiente escolar, nas escolas de ensino fundamental, no período pós-pandemia. O ambiente no retorno às aulas necessitará de ...
  • Jung, Hildegard Susana; Almeida, Patrícia Rodrigues de; Silva, Louise de Quadros da (Revista Prâksis, 2021)
    O tema do artigo versa sobre o ensino presencial e o ensino a distância, e também sobre o retorno às aulas após a pandemia do coronavírus, o qual será um desafio para os professores. A partir deste cenário, o estudo tem ...
  • Jung, Hildegard Susana; Souza, Mariana Pinkoski; Silva, Louise Quadros da; Fossatti, Paulo (Revista Educação, Artes e Inclusão, 2021)
    A diversidade estudantil é uma realidade emergente nos contextos multiculturais e interculturais das universidades na atualidade. Estudantes universitários com especificidades e singularidades ingressam no ambiente ...

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account